Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

DESENTRANHANDO RECURSOS ESTILÍSTICOS DA LEITURA NEOTESTAMENTÁRIA

EUFEMISMO & HIPÉRBOLE

Por: MARCOS FERNANDO DA SILVA

Os recursos expressivos da linguagem aplicados ao texto estabelecem a distinção estilística que o autor adota para se comunicar e também vêm marcar o grau de literalidade que permeia todo o conjunto das ideias que compõem a malha textual. Este trabalho tem o propósito de realçar o emprego dos eufemismos relacionados à morte, ao ato sexual, aos gentios e a Deus dentro do texto Neotestamentário, destacando a sua ocorrência com a citação e análise de versículos que integram o corpus da pesquisa; como também, evidenciar a ocorrência e o emprego dos termos e expressões da figura de linguagem da hipérbole. Para tal fim, fez-se uso simultâneo de citações trilíngues (Grego, Português e Inglês) a fim de dar maior consistência à fidelidade do conteúdo literal-eufemístico e hiperbólico constante do verso referenciado. Ao proceder à leitura e evidenciar a localização do recurso estilístico, conclui-se com melhor isenção interpretativa o contexto expresso no versículo examinado, o que, sem dúvida, favorece uma leitura isenta de distorções causuísticas, como se vê em algumas “interpretações” formuladas ao sabor “dos ventos de doutrinas”, como bem enfatiza o escritor Paulo de Tarso, autor que integra o leque de escritores do Novo Testamento.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 63,65

Tema: Comentário Bíblico, Hermenêutica, Teologia Palavras-chave: de, eufemismo., exegese., figuras, grego., hermenêutica., hipérbole., interpretação., linguagem., literatura., neotestamentário.

Características

Número de páginas: 162
Edição: 2(2014)
Formato: A5 148x210
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (14 comentários)
15/01, 15:58 h
MARCOS FERNANDO DA SILVA (AUTOR)
Nessa, praticamente, última atualização do livro, alterei e corrigi alguns lapsos que depois de ler o livro mais de 25 vezes estavam me incomodando! Como as vendas foram bastantes, e os e-mails foram o meio que me inspirou a futuramente, se Deus quiser e Ele quer!, ampliar mais ainda este estudo sistemático das Figuras de Linguagem presentes na Literatura do NT. Sendo assim, peço aos meus leitores que aguardem que brevemente estarei com novas notícias!!!
13/06, 12:25 h
Marcos Fernando da Silva
Assim, tais figuras nos revelam ou mostram múltiplos aspectos do pensamento da linguagem no âmago figurativo-frasal-linguístico. Desse modo, concordamos plenamente com o Professor Soares Amaro ao afirmar, objetivamente, que “não há duas formas de linguagem para um mesmo pensamento, mas muitos pensamentos-linguagem para um mesmo fato”. (AMARO, 1944, p.186).
13/06, 12:24 h
Marcos Fernando da Silva
Segundo a descrição de Mello (2001, p.113) o eufemismo “é a enunciação atenuada de uma palavra ou expressão, a fim de livrá-la do sentido desagradável, indecoroso ou grosseiro”. E segundo Terra & Nicola (2009, p.124) a hipérbole é uma “figura de linguagem que consiste no exagero da expressão com a intenção de realçar, salientar uma ideia [...]”.
13/06, 12:24 h
Marcos Fernando da Silva
Todavia, é importante assinalar e enfatizar, ainda, a relevância das figuras de linguagem; visto que, elas podem acrescentar “cor e vida”, chamar a nossa atenção, ficar mais “bem registradas na nossa memória”; além de conseguirem tornar “os conceitos abstratos ou intelectuais mais concretos”; podem, também, “sintetizar uma ideia e estimular nossa reflexão”. (ZUCK, 2003, p. 169-170).
13/06, 12:23 h
Marcos Fernando da Silva
E para complementar, de forma significativa, o conceito e o sentido de figura de linguagem; vejamos a definição que, segundo Câmara Junior (2011, p.143) descreve como “Aspectos que assumem a linguagem para fim expressivo [...] afastando-se do valor linguístico normalmente aceito [...] As figuras de palavras referem-se à significação dos semantemas, desviando-o da significação normal”.
13/06, 12:23 h
Marcos Fernando da Silva
As figuras de Linguagem presentes, especificamente, na Literatura do Novo Testamento, foram utilizadas pelos escritores, propositalmente, para tornar a linguagem mais rica, clara e significativa; mantendo, assim, seu espírito vivo
13/06, 12:22 h
Marcos Fernando da Silva
A definição que Esdras Costa Bentho (2003) descreve é que: Figuras de linguagem ou de retórica são recursos linguísticos empregados pelo literato para expressar de modo concreto suas idéias, evocando algum tipo de imagem real, comparação, ou de correspondência entre as palavras e o pensamento. (BENTHO, 2003, p.307).
13/06, 12:21 h
Marcos Fernando da Silva
(Enquanto o eufemismo procurar minimizar, suavizar ou atenuar certas palavras/expressões grosseiras, desagradáveis ou ríspidas ) a hipérbole por outro lado, então, vai buscar ‘’maximizar’’, exaltar (abusar) ou amplificar determinados termos/expressões. Pois, é por meio desse recurso expressivo linguístico que o autor revela melhor suas ideias, pensamentos, posicionamentos e intenções; dando ao texto maior profundidade e, sobretudo, beleza estilística.
13/06, 12:20 h
Marcos Fernando da Silva
A introdução fornece de maneira clara e objetiva a ideia central da pesquisa aqui realizada: Desentranhar recursos estilísticos do NT; assim, a natureza desse trabalho e voltado ao recurso estilístico-linguístico do: eufemismo e da hipérbole, enquanto o eufemismo: baseada na substituição de palavra ou expressão de sentido grosseiro, indecente ou desagradável por outra de sentido mais leve e conveniente.
13/06, 12:18 h
Marcos Fernando da Silva
Grato pelos leitores de todo o Brasil em ter gostado do trabalho e pelas críticas construtivas, o objetivo geral desse trabalho é: Analisar as ocorrências dos eufemismos/hipérboles no texto Neotestamentário, revelando seu caráter estilístico e de cunho semântico que são de suma relevância na formação e construção do sentido textual
13/06, 12:17 h
Marcos Fernando da Silva
OBJETIVOS ESPEFÍFICOS Evidenciar a localização do eufemismo/hipérbole presentes na literatura do Novo Testamento e sua importância, seu valor estilístico e sua aplicabilidade semântica; Mostrar a variedade de eufemismos relacionados à morte, ao ato sexual, aos gentios e a Deus e a análise e as ocorrências da hipérbole presentes no texto bíblico do Novo Testamento; Expor em grego, português e inglês um quadro comparativo dos principais termos e expressões eufemísticas e hiperbólicas.
13/06, 12:08 h
Marcos Fernando da Silva
Vale ressaltar que são apresentadas dezenas e dezenas de textos bíblicos que contem certas dificuldades de interpretação, entretanto, eles são explicados a partir dos três idiomas e por peritos no assunto. Enfim, vale a pena você arriscar e investir no graça e no CONHECIMENTO! Coitada das seitas e heresias! Compre o seu agora mesmo e indique para outras pessoas, garanto que você vai desfrutar das melhores explicações sadias da Bíblia
13/06, 12:07 h
Marcos Fernando da Silva
Essa segunda edição foi retocada e ampliada... Pesquisa incomparável e única no sentido das exemplificações arroladas, claro que não tem pretensões de esgotar o assunto ora apresentado; porém, quero deixar bem claro que não há obra igual a essa pelo seu nível de explicação no que tange os aspectos dos termos e expressões eufemísticas e hiperbólicas no original, Grego koiné, em Inglês e no nosso vernáculo.
13/06, 12:06 h
Marcos Fernando da Silva
É um grande prazer ter feito essa importante pesquisa, feita num período de 4 anos, e tenho certeza que quem ama a palavra de Deus e gosta de explicações profundas e bem analisadas desejará ter esse magna obra, em sua biblioteca de estudos, voltada a análise e compreensão de eufemismo & hipérbole no NT dentro de um contexto histórico, social e religioso, sem falar dos quadros comparativos em grego, português e inglês. (destaque único dentre tantos livros na área de hermenêutica/exegese);

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.