Agbook

Nossa Origem Extraterrestre

Panspermia a semente vinda do espaço

Por: Flávio Bacci

Estudos demonstraram que a vida primitiva pode ter sido gerada na Terra através do fornecimento de nutrientes como amônia/nitrogênio, aqui trazidos do espaço exterior oriundos de asteroides, cometas e meteoritos. Componentes à base de carbono, elemento existente em tudo o que é orgânico na Terra encontram-se disseminados por todo o Universo. A panspermia, do grego pan [em toda parte] e sperma [semente] ─ “sementes por toda a parte”, também conhecida como teoria cosmozoica, encampa a ideia de que em todo o Universo há, vagueando sem rumo, sementes que podem propiciar a vida caso aportem em local que mantenha condições apropriadas para tal demanda. Estas sementes viajariam no interior de corpos celestes, resguardando-se, assim, das condições hostis do cosmos. É o transporte de compostos orgânicos de qualquer ponto do Universo para a Terra. Panspermia é igual a ascendência cósmica.

Tal ocorrência, infere-se, ocorreu na Terra em sua fase abiótica, há bilhões de anos, quando trazida por algum astro celeste. Esporos microbianos aqui aportaram e no encontro de matéria profícua iniciou-se o efeito da vida, indo daí à evolução. A vingar tal hipótese a origem extraterrestre da vida na Terra seria inquestionável, originária de outros planetas, de outros sistemas solares, talvez situados a bilhões de quilômetros de nós...

É voz corrente para os adeptos da panspermia que os primeiros organismos terráqueos não foram criados neste planeta, mas são formas de vida extraterrestre que aqui chegaram com genomas totalmente formados herdados de antepassados que descendem de ancestrais comuns, bilhões de anos antes da Terra ter sido criada.

Assim, a panspermia, também conhecida como a teoria do exogênesis, é a hipótese, de igual teor, de que a semente vital é proveniente do espaço tendo germinado na Terra. No princípio de nosso sistema solar a proliferação da vida pelo espaço era já constante.

Esta circunstância tem plena receptividade entre os pesquisadores como a real probabilidade da origem da vida na Terra.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 100,78

Tema: Ciência, Ciências Biológicas, Não Ficção, Astrofísica & Ciência Do Espaço, Astronomia, Cosmologia Palavras-chave: astrobiologia, ciências, da, panspermia, vida

Características

Número de páginas: 559
Edição: 2(2016)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-8197-129-2
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.