Agbook

A.A.B.B: Um Paraíso Urbano

Por: Israel Foguel

Há mais de duzentos anos, acontecia um fato inédito na história mundial: uma colônia se transformou em império. O Brasil passou a ser a sede da Coroa Portuguesa. Havia apenas três bancos emissores no mundo - na Suécia, na França e na Inglaterra, quando o príncipe D. João, recém-chegado ao Brasil, obrigado a deixar repentinamente Portugal, invadido pelas tropas de Napoleão, decidiu criar o Banco do Brasil.

Foi criado o primeiro Banco do Brasil, sendo igualmente o primeiro banco em território do Império Português, por Alvará de 12 de outubro de 1808, pelo então Príncipe-regente Dom João de Bragança (futuro Rei Dom João VI, de Portugal), por sugestão do Conde de Linhares, Rodrigo de Sousa Coutinho, num conjunto de ações que visavam a criação de indústrias manufatureiras no Brasil, incluindo isenções de impostos para importação de matérias-primas e de exportação de produtos industrializados.

Os anos se passaram e muita coisa aconteceu. Por força do decreto nº 1.455, de 30 de dezembro de 1905, o Banco voltou a ter o seu nome tradicional, como é conhecido até hoje, com a reabertura em 3 de julho de 1906.

Até a criação do Banco Central do Brasil, o Banco do Brasil era o banco do governo.

Em Pirassununga, o Banco do Brasil S/A começou a funcionar no dia 15 de Janeiro de 1942. A princípio, o Banco contava apenas com três funcionários. Era então uma subagência, sob a responsabilidade do Sr. Mário C. D’Elia. O prédio atual foi inaugurado no dia 9 de julho de 1958.

Hoje o Banco do Brasil possui em Pirassununga duas agências. A tradicional localiza-se na rua Duque de Caxias, 1251, em frente ao atual prédio do INSS. A segunda agência, a Agência Piracema, fica na rua José Bonifácio, 483, antigo prédio da Caixa Econômica Estadual.

No dia 16 de março de 1967, em um salão que existia no primeiro andar do Edifício do Banco do Brasil, ali na rua Duque de Caxias, reuniram-se em assembleia os integrantes do quadro de funcionários da agência com um objetivo em mente: a fundação de uma associação que tivesse por fim organizar ou patrocinar reuniões culturais, artísticas e sociais bem como promover e estimular a prática e o desenvolvimento de todas as atividades recreativas e desportos amadoristas.

Esta é a história que este livro conta: a fundação, o desenvolvimento e as conquistas da A.A.B.B – Associação Atlética Banco do Brasil, de Pirassununga, nestes seus cinquenta anos de existência.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 55,05

Ebook (PDF)
R$ 20,45

Tema: Esportes E Lazer, Saúde E Fitness, Futebol, Vida Saudável Palavras-chave: associações, clubes, história

Características

Número de páginas: 212
Edição: 1(2017)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-922-546-12
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.