Agbook

PLATÃO

PARA INICIADOS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

No coração da filosofia de Platão está uma visão da realidade que vê o mundo transformador ao nosso redor e as coisas nele como mera sombra ou reflexo de um mundo separado de entidades independentes, eternas e imutáveis chamadas "formas" ou "Ideias". Os objetos ordinários são o que são e têm as características que fazem em virtude de sua relação ou "participação" nessas realidades mais fundamentais. As formas são os objetos próprios do conhecimento ou da compreensão, e o desejo de compreendê-los é a motivação dominante adequada em uma vida humana saudável e feliz. A apreensão e a apreciação da realidade formal tornam a vida digna de ser vivida. Ele também faz uma moral.

Estes pontos de vista, que encontram a sua expressão mais vigorosa e eloquente na República, pertencem à maturidade filosófica de Platão, não à sua juventude. Platão nasceu em 428 a.C., provavelmente em Atenas, em uma família aristocrática. Seu tio Crítias era um líder dos trinta tiranos, um grupo dos oligarcas que governou Atenas em 404-403 a.C.; outro tio, Charmides, era também um dos Trinta. Quando jovem Platão encontrou Sócrates, cuja vida e morte influenciaram-no imensamente. Depois da morte de Sócrates, em 399 a.C., Platão viajou muito, visitando, em particular, a Itália e a Sicília, onde encontrou Dionísio I, o governante de Siracusa. Dionísio, chamado Dion, e o matemático Archytus de Tarentum. Em 387 a.C., Platão voltou a Atenas e fundou a Academia, onde ensinou filosofia durante a maior parte do resto de sua vida. Ele visitou Siracusa duas vezes mais. Em 367, Dion convidou Platão para tentar realizar o ideal da República do filósofo na pessoa de Dionísio II, que acabara de suceder ao trono. Platão sentiu-se obrigado a tentar, mas seus esforços não tiveram êxito. Em 362 a.C., Dionísio II convidou Platão de volta a ensinar-lhe filosofia; esta visita também foi infrutífera. Platão morreu em 347 a.C., em Atenas.

Como não há obra de Platão mencionada na antiguidade que não tenhamos, há razão para pensar que todas as suas publicações - quarenta e dois diálogos (embora alguns tenha a autenticidade questionada) - tenham sobrevivido. Há também treze cartas e duas coleções, uma das definições e uma das epigramas. Embora a autenticidade das cartas tenha sido seriamente questionada, a maioria dos estudiosos confiam na Sétima Carta para fatos importantes sobre a vida de Platão.

Impresso
R$ 86,79

Ebook (PDF)
R$ 41,98

Tema: Histórico, Filósofos, Ética E Filosofia Moral, Não Ficção, Filosofia, Biografia Palavras-chave: filosofia, grÉcia, histÓrico, platÃo

Características

Número de páginas: 238
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.