Agbook

ENSAIOS

SOBRE UMA TERRA DISTANTE

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Conta a lenda que o comandante da guarda imperial, Komachi, nomeou o jovem capitão Fukakusa Shosho para submeter-se às suas provações. Ele viria para sua casa por cem noites e dormiria fora em um banco usado para sustentar os eixos de seu carro antes mesmo de considerar seu turno. Noite após noite, ele engatou suas calças de seda e vestiu seu chapéu de laca alta ou vestiu um chapéu de vime de abas largas e capa de chuva de palha e aventurou-se nos elementos. Evitando os guardas noturnos e os guardas de barreira, ele andou através do vento, chuva e neve, fez um entalhe no banco do eixo, e depois esperou durante a noite lá, tremendo. Noventa e nove dias haviam passado e o dia de alegria, quando ele receberia a recompensa por todos os seus esforços, estava amanhecendo quando ele morreu de repente, de desgosto, talvez, ou de exposição. Por tal dureza, Komachi sofreu o mais cruel castigo: a perda de toda a sua beleza.

Em vez de morrer jovem, como Cleópatra ou Helena de Tróia, deixando uma bela lembrança, ela viveu por cem anos. Após a morte do Capitão Shosho, ela foi desprezada e expulsa do tribunal e acabou por ser uma mendiga esfarrapada e enlouquecida. Na lenda folclórica e nos jogos de Noh, ela é retratada como uma anciã murchada, horrivelmente feia, assombrada pelos espíritos infelizes dos homens que morreram por amor a ela.

Como as flores de cerejeira, a beleza é muito fugaz. A beleza das mulheres pode levar os homens à distração e às suas mortes, mas no final os homens se vingam: essas mulheres morrem velhas e sozinhas. O trágico fim de Komachi fez dela ainda mais perfeita precursora da gueixa. Como ela, eles também passaram a ser consideradas com ambivalência. Eram sereias, tão lindas que os homens não podiam resistir a elas; contudo, ceder e apaixonar-se por uma delas era enfrentar um desastre. Pelo menos na lenda, se não na vida real, Komachi teve que ser punida por seus poderes temíveis.

Impresso
R$ 56,33

Ebook (PDF)
R$ 25,83

Tema: Medieval, Japão, Civilização, Mensagens, Jovens e Adolescentes, Geografia E Historia Palavras-chave: ensaios, histÓria, japÃo

Características

Número de páginas: 59
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.