Agbook

Todas as Musas Ano 03 Número 01

Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Dossiê: O mito na literatura e na arte)

Por: Flavio Botton e Fernanda Verdasca Botton (editores)

Editorial

Assim a lenda se escorre

A entrar na realidade,

E a fecundá-la decorre

(Fernando Pessoa)

A Todas as Musas abre o seu terceiro ano de vida agradecendo a todos os autores que conosco colaboram, mantendo sempre o alto nível dos textos aqui compartilhados.

Da mesma forma, não podemos deixar de agradecer a presença constante dos nossos leitores, seja pelo crescente número de visitas ao site, seja por meio das sugestões e dúvidas enviadas pelo endereço eletrônico.

Foi proposto para esse número o trabalho com um dos elementos mais profícuos na área das Ciências Humanas, os mitos.

Não há quem não se encante com as histórias e com as releituras mitológicas que acabam por nos levar, como dizia Marx, de volta à infância do gênero humano.

Como não é um conceito de fácil definição, constituindo um universo amplo e abrangente, preferimos não impor muitas barreiras aos nossos colaboradores.

Os mitos aqui representados vão desde a iconografia das moedas romanas, analisados de maneira talentosa por Claudio Umpierre Carlan, até a releitura contemporânea de um quadro de Rubens em que Vênus aparece com preocupações inusitadas, passando pelo diálogo literário entre Ésquilo, Ovídio, Guimarães Rosa e Paulo Leminski.

Por meio de dois artigos, essa edição traz também uma homenagem ao dramaturgo Miguel Franco, um dos grandes nomes do teatro histórico português do século XX. O primeiro busca assinalar momentos relevantes da vida do dramaturgo, com vistas a perceber algumas das motivações de sua obra. O segundo trata da obra-prima do autor, O motim, procurando resolver questões concernentes à presença da história na ficção dramática.

Estudos de altíssimo nível e interesse perfazem a seção de artigos de temas abertos.

Da mesma forma, os novos pesquisadores nos asseguram que, desde a graduação, grandes trabalhos já estão em gestação.

Convidamos todos para ler e reler os mitos aqui tratados, pois parece ser uma necessidade da espécie humana vivenciar as experiências mágicas e fabulosas neles contidos. Além disso, instamos os leitores a ler e a opinar sobre todos os artigos desta edição.

Os editores.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 33,20

Tema: Não Ficção, Teatro, Artes Palavras-chave: "miguel, arte, franco", literatura, mitologia, teatro

Características

Número de páginas: 198
Edição: 1(2011)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.