Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

RECURSOS HÍDRICOS E SUA PROTEÇÃO JURÍDICA

Esta página foi vista 117 vezes desde 04/07/2023

AUTORIZAÇÃO DO USO DE ÁGUAS NA IRRIGAÇÃO

Por: Diego Reis Silva

A agropecuária configura-se como uma das atividades mais importantes do país, uma vez que, participa ativamente no PIB brasileiro alavancando a economia. Com a modernização da produção agropecuária, tecnologias como a irrigação vem sendo utilizadas largamente com o intuito de potencializar a produção. A utilização dos recursos hídricos de forma desordenada e inconsciente principalmente na agropecuária, vem elevando exponencialmente o risco de esgotamento tais recursos para as gerações futuras. O objetivo deste trabalho, é realizar um levantamento bibliográfico afim de elucidar quanto proteção jurídica aos recursos hídricos em relação a utilização destes na irrigação. Entre estudiosos do ramo ambiental, existem divergências de opiniões quanto ao seguimento das legislações vigentes, para alguns as mudanças na legislação apresentam-se significativamente positiva para a preservação do meio ambiente, já para outros fica nítido um retrocesso quanto a proteção ambiental. O direito ambiental brasileiro ainda é concebido sob a ótica do meio ambiente equilibrado, e os marcos legais são fortemente influenciados pelo modelo de uso racional dos recursos naturais, sendo esta uma visão que separa o homem da natureza e reforça a percepção da natureza como um recurso natural, uma relação utilitária onde as pessoas se apropriam desses. A outorga de direito de uso dos recursos hídricos vai além de uma questão de garantia do acesso à água existe uma certa contextualização ao que abrange tanto a sustentabilidade hídrica quanto social. A outorga torna-se um importante vetor de instrumentação da gestão dos recursos que vijam induzir o usuário a uma utilização mais consciente e racional dos recursos naturais. Em uma ótica panorâmica, considera-se um fato a evolução da legislação ambiental ao longo dos anos, como evidencias estão as constantes modificações e adequações nas leis, e o surgimento de novas. Tratando-se dos recursos hídricos, estes são indispensáveis para a perpetuação da vida no planeta, disto isto, faz-se de suma importância a proteção jurídica destes.

Impresso
R$ 72,13

Ebook (PDF)
R$ 43,96

Tema: Constitucional, Ambiental, Educação, Direito Palavras-chave: agrícola, hídricos, produção, recursos, água

Características

Número de páginas: 26
Edição: 1(2023)
Formato: A4 210x297
Coloração: Preto e branco
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.