Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Retalhos: Fragmentos de Caminhos

Contos e Encantos

Por: Pedro Tito Almeida

Retalhos: Fragmentos de Caminhos.

Contos e Encantos.

O brilho nos olhares. A beleza da alma. Toda a história é construída a partir das trilhas destes momentos.

Pedro Tito Almeida

Tempo: A Sutileza da Alma

A professora Clarice encostada na porta da sala de aula e seus olhares “perdidos” na imensidão dos cerrados das Minas Gerais.

Não sei exatamente por onde iniciar Retalhos: Fragmentos de Caminhos.

É bem provável que muitos de nós tenhamos histórias e mais histórias que foram contadas, escutadas e, outras apenas ouvidas. É fato que, infelizmente alguns, poucos é verdade, não tiveram oportunidades de serem protagonistas e escutadores*. No entanto, a “Luz dos Caminhos” é nosso primeiro olhar, nossas primeiras lágrimas [...].

Mas, eu, este humilde escutador e contador, por atrevimento, tomei a liberdade de construir através de “Retalhos Coloridos” [...], Fragmentos de Caminhos, uma Colcha cheia de vida e histórias. Você caro leitor, também é um escutador fantástico de Fragmentos de Caminhos, tenho certeza disto.

[...].

*Escutador: a arte de não apenas ouvir, mas, interpretar e participar das histórias contadas. [...] falar de Várzeas de Crioulos é remeter-se a momentos de uma Minas Gerais escravagista e, talvez às fugas de escravos de fazendas diversas, onde prevaleciam maldades de “senhores” e “senhoras” que se diziam donos e proprietários de vidas. Resultando em aglomerações de escravos fugidos próximos a um empório de secos e molhados de propriedade de um tal Coronel Pedrinho, que provavelmente defendia a liberdade, daí após algum tempo o nome Pedrinópoles, em homenagem a este coronel. Fragmentos de histórias da fantástica dona Eugênia.

São histórias e mais histórias. É impossível fugir delas.

Nos tornamos protagonistas a cada instante.

Nestes fragmentos, tantos caminhos foram “traçados” por diversas Marias, nome comum em inúmeras histórias da vida, Josés e outros [...]. Neste espaço tomo a liberdade de chamá-las de Sinhá Umbelina, de Vovó Vitalina, professora Maria Luzia, dona Eugênia, Sra. Ilda, Sinhá Aninha, professora Clarice, pai Joaquim e sua fantástica balsa [...]. Personagens ímpares, com suas histórias de vida, verdadeiros “retalhos coloridos”.

Belas colchas tecidas a partir de trilhas e trilhas.

Talvez, ou com certeza, este “Joaquim”, ícone de Retalhos: Fragmentos de Caminhos e, sua velha balsa, um tanto quanto esquecida nas memórias do tempo, mas, naqueles instantes permitia a ligação entre dois mundos e, as duas “pontas” da antiga BR-031 através do Araguari.

Tempos fantásticos, inesquecíveis [...], vividos de histórias. Na Sutileza da Alma, dimensões de saudades, alegrias, tristezas, lágrimas, sorrisos, nos pés

“descalços” pela terra batida, o toque de carinho a cada passo nas terras do “Pai Joaquim”, traços “apagados” pela chuva, pelo vento e pelo tempo [...].

Crer na imortalidade da alma é algo de extraordinário, de “eternidade”, pois, a presença física é temporária, no entanto, para as palavras escritas nas memórias, não existem “borrachas” feitas por mãos humanas capazes de apagá-las.

Estas são as saudades que proponho viver com você, caro leitor, nestas páginas de Retalhos: Fragmentos de caminhos.

Ao viver estas saudades, vamos “passear” com as palavras de Mário Quintana (1906-1994):

“Saudade é o que faz as coisas pararem no tempo”.

O tempo da alma é um sentimento presente.

Ou ainda: Como escreveu (viveu) Fernando Pessoa: “Às vezes ouço passar o vento; só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”.

Talvez em um contexto um tanto quanto distante, Pessoa tenha vivido muitos fragmentos de caminhos

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 47,26

Ebook (PDF)
R$ 23,62

Tema: Atividades, Amor E Romance, Ficção e Romance, Família E Relacionamentos, Entretenimento Palavras-chave: histórias-tradições-mistérios

Características

Número de páginas: 186
Edição: 1(2023)
Formato: 16x23 160x230
ISBN: 9786500754865
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.