Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

AS TRÊS MARIAS

Esta página foi vista 43 vezes desde 23/01/2024

PADILHA, MULAMBO E QUITÉRIA

Por: Zezinho França do Kabilah

Depois de revirar a vida e, consequentemente a história da entidade mais querida do Brasil no livro “Zé Pelintra - Boa Noite pra quem é de Boa Noite”, Zezinho França nos presenteia com uma nova obra que, na verdade é uma homenagem às mulheres, ao seu empodeiramento e a fortaleza que só a Deusa-Mãe traz na sua essência.

Na obra “As Três Marias – Padilha, Mulambo e Quitéria”, este grande estudioso dos Conhecimentos da Religiosidade Brasileira, - aliás, título este da coleção em que mais este livro faz parte, e que começa com o mais popular guia espiritual do Brasil, “Seu Zé Pelintra” - mistura ficção, a partir do historiador Paulo de Castro e Souza e realidade, como o inédito e único caso existente até os dias de hoje, do assassinato a tiro de um comerciante chamado Álvaro, ocorrido em Duque de Caxias na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.

O crime ocorreu em agosto de 1979, e teria sido praticado a mando de uma entidade de Umbanda, a pomba-gira Maria Padilha. E foi a própria entidade espiritual que, usando uma médium como “cavalo” confessou o crime em plena delegacia de polícia, fazendo a “alegria” dos jornalistas de plantão e dando margens à inúmeras matérias sensacionalistas nos jornais cariocas da época.

A obra de Zezinho França é, na verdade “a grande saga das mulheres inseridas numa sociedade machista”, vítimas da perseguição secular, acusadas de bruxaria e feitiçaria, mas que demonstram força e luta, características da alma feminina. Aliás, ele explica de forma envolvente os três aspectos das Pombagiras como a “Cigana, a Feiticeira e a Prostituta”.

“As Três Marias...” nos leva ao nordeste, onde conhecemos uma bela adolescente que se transforma numa forte mulher, deixando o barraco que morava no mangue pernambucano e seguindo o destino determinado pela Pomba-Gira Maria Quitéria, nos trazendo um final emocionante e surpreendente, mas com um tom de alerta sobre tão excêntrica entidade espiritual: “O que ela promete, ela cumpre”.

Mas a história não fica só em terras pernambucanas, perpassa os continentes e os séculos para uma viagem à Europa do século XIV, e nos mostra, numa verdadeira aula de história a vida de Maria Padilha até sua morte vítima de Peste Bubônica, e as primeiras invocações à esta pomba-gira, ainda no século XV por feiticeiras espanholas e portuguesas que a denominavam “Dona Maria Padilha e toda a sua Quadrilha”.

Já a história narrada sobre Maria Mulambo é outra preciosidade de riqueza, sofrimento e fé.

Aliás, com as Três Marias – Padilha, Mulambo e Quitéria – não se brinca.

Vale à pena se deleitar nesta obra de Zezinho França e, ao final, chegar à conclusão que é latente no livro: “(...) que toda mulher é uma bruxa em si”.

Laroyé!

Gil Campos

Jornalista, escritor e dirigente de Umbanda.

É membro da Academia Guarulhense de Letras-AGL

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 60,82

Ebook (epub)
R$ 27,01

Tema: Romance, Aventura, Teologia, Ficção, Ciências da Religião Palavras-chave: africacana, africana, candomblé, culto, de, entidades, matriz, pomba-gira, popular, religiões, umbanda

Características

Número de páginas: 189
Edição: 2(2022)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500368437
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.