Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Judicialização da saúde:

Esta página foi vista 16 vezes desde 05/04/2024

problemas, possibilidades, parâmetros e evolução jurisprudencial

Por: Rodrigo Coelho Laporte

Esta pequena obra trata da complexa questão da Judicialização da Saúde, fenômeno político, jurídico e social que tem sido enfrentado por todos os entes federados, e que tem impacto direto na organização do Sistema Único de Saúde e no próprio equilíbrio orçamentário dos entes políticos.

Partindo dessa realidade que se avoluma cada vez mais perante o Poder Judiciário e seu papel constitucional decorrente da inafastabilidade da jurisdição, neste livro busca-se delinear os principais aspectos práticos que enlaçam a questão do excesso de Judicialização da Saúde e seus efeitos, positivos e negativos, na concretização do direito à saúde.

Para tanto, serão abordados temas centrais da Judicialização da Saúde, os quais demandam uma análise individualizada, necessária, inclusive, para que se possa contextualizar a amplitude da complexidade abordada.

Nesse passo, ao se analisar as possibilidades e limites do controle judicial, abordar-se-á a reserva do possível, o mínimo existencial, a separação dos Poderes e possíveis parâmetros e soluções para se equacionar os erros e as virtudes que advêm da Judicialização da Saúde.

Além disso, busca-se compilar, dentro dos limites dessa obra, a evolução jurisprudencial dos Tribunais Superiores sobre a Judicialização da Saúde, destacando-se as principais decisões, em precedentes vinculantes, que objetivam parametrizar e racionalizar as decisões judiciais em temática que envolve controvérsias substanciais, máxime por lidar com um direito social fundamental e com a base da relação que sustenta o equilíbrio e a harmonia entre os Poderes.

Alfim, traçar-se-á o entendimento que se entende mais plausível para atenuar os efeitos deletérios do excesso de Judicialização da Saúde, e para aprimorar a atuação do Poder Judiciário como expoente ator político na concretização de direitos fundamentais, a partir do fortalecimento da relação dialógica entre os Poderes e a sociedade, e pela busca de soluções institucionais adequadas para o aperfeiçoamento e o aprimoramento das complexas questões atinentes à Judicialização da Saúde.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 38,53

Tema: Direito, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: evolução, judicialização, jurisprudencial, parâmetros, possibilidades, problemas, saúde

Características

Número de páginas: 104
Edição: 1(2024)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786550232207
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.