Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Crimes contra o Estado Democrático de Direito

Por: Líbero Penello de Carvalho Filhi

A ideia mais difundida de um crime contra o Estado Democrático de Direito envolve a tomada do poder através da violência, da força armada. O governo é tomado de forma exógena, de fora para dentro, explosiva, através de revoluções, golpes e insurreições, sejam militares ou civis.

Este crime, porém, pode ser concretizado de uma forma mais sutil, endógena, de dentro para fora, implosiva: através do voto. Nesta modalidade, o poder não é conquistado como um troféu de guerra, através do uso da força armada, e sim entregue de bom grado, por um povo seduzido, a uma casta revolucionária sorrateira.

Esta casta, construindo com frieza o processo de tomada do poder, primeiro se aproxima das camadas populares, depois propagandeia ideais líricos de igualdade e liberdade, para depois apoderar-se destas bandeiras como seu único e legítimo porta-voz e, por fim, conseguir tornar o governo pelo voto popular.

Uma vez eleita, esta casta cuida de aparelhar ao máximo as instituições vigentes, preferencialmente as que possuam maior poder decisório com menos servidores, o que facilita o aparelhamento. Cumprida esta etapa, a casta finalmente concretiza a tomada do poder em suas mãos, num tipo de “golpe branco”, onde a ação golpista está blindada pela aparente legalidade de seus atos.

Nota-se, então, dois tipos de crime contra a democracia: um nada sutil, armado, com violência, civil ou militar, e outro, sutil, sorrateiro, que se utiliza da própria democracia para solapá-la, através de um discurso cheio de humanidade que confere votos para, alçado ao poder, aparelhar o Estado e perpetuar-se como seu governante.

Impresso
R$ 54,87

Ebook (PDF)
R$ 27,01

Características

Número de páginas: 111
Edição: 1(2024)
Formato: A4 210x297
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Couche 150g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.