Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A responsabilidade extracontratual do Estado e o regime jurídico de responsabilização civil dos agentes públicos

Esta página foi vista 20 vezes desde 02/05/2024

Por: Camila Curado Pietrobelli

A presente obra busca investigar o regime jurídico de responsabilização civil dos agentes públicos, à luz do instituto da responsabilidade extracontratual do Estado. Inicialmente, este estudo debruça-se sobre a responsabilidade do Estado e, em um segundo momento, detém-se na responsabilização dos agentes públicos. Parte-se, portanto, do estudo do regime jurídico de responsabilização do organismo para, após, serem enfocadas as noções próprias da responsabilização dos órgãos da Administração Pública. Conceituada a responsabilidade extracontratual do Estado, este estudo apresenta os elementos que a compõem e delineia o histórico evolutivo desse instituto jurídico, sob o ponto de vista doutrinário e à luz da sua positivação no ordenamento jurídico brasileiro. Após a definição das balizas da responsabilidade do Estado, o presente estudo volta-se para a responsabilidade subjetiva dos agentes públicos. Nessa etapa, o papel processual dos agentes públicos nas ações indenizatórias por responsabilidade extracontratual do Estado é analisado, recuperando-se o recente entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. No julgamento do tema 940 de repercussão geral, o STF solucionou a divergência doutrinária e jurisprudencial acerca da possibilidade de denunciação da lide e de formação de litisconsórcio passivo nas ações indenizatórias por responsabilidade extracontratual do Estado, em uma reiteração da tese da dupla garantia. Subsequentemente à análise do estado da arte sobre o papel processual dos agentes públicos nas ações indenizatórias, este estudo detém-se nos requisitos ao exercício do direito de regresso pelo Poder Público contra o agente público causador dano. Por fim, esta obra endereça as normas infraconstitucionais balizadoras da responsabilidade civil dos agentes públicos e recupera recente julgado de pedido de medida cautelar nas ações diretas de inconstitucionalidade movidas contra a Medida Provisória 966/2020, a qual disciplinou a responsabilização de agentes públicos por ação e omissão em atos relacionados com a pandemia da COVID-19. O arco desse estudo finaliza-se com a apresentação de pontos controvertidos que remanescem acerca da possibilidade de positivação infraconstitucional no tema da responsabilidade extracontratual do Estado, notadamente no que se refere à sua segunda etapa, isto é, de responsabilização do agente público causador do dano.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 40,87

Tema: Direito, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: agentes, de, direito, do, estado, públicos, regresso, responsabilidade

Características

Número de páginas: 158
Edição: 1(2024)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786550232481
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.