Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Alexandre Lana Lins

Bio: Biografia de Alexandre Lana Lins

Por Carla de Paula ( @Cadridepaula)

Jornalista, escritor, ator e sonhador... Assim é este mineirinho da gema nascido e criado em BH, mas com grande simpatia e boas lembranças de Piranga, cidade da Zona da Mata Mineira.

Nascido em fevereiro de 1977, este pisciano tem como berço uma família com mais 4 irmãos, sendo ele o segundo filho e mais velho dos homens. Carinho, respeito e compreensão não lhe faltavam em casa, bem como a companhia constante de irmãos e primos nas brincadeiras de infância.

Seu envolvimento com as Artes deu-se desde muito cedo, nas viagens pelo Sítio do Pica-pau-amarelo. As histórias de Lobato despertaram no menino sonhador as primeiras incursões na dramaturgia, quando imitava no quintal da sua casa as personagens do programa. Depois veio a admiração pelos Trapalhões – e surgiu os “Trintalhões”, o trio formado pelos irmãos, que se apresentava nas festas de família. Festas aliás que estão devidamente registradas em vídeos que mostram seu talento pela representação.

A admiração por artistas e programas de TV fez do nosso menino um telespectador assíduo. E nasceram as primeiras histórias, ainda na máquina de escrever. Aventuras, romances, contos, suspense... Seus escritos são muitos e variados. As férias chuvosas em Piranga eram uma inspiração ao seu talento como autor.

Veio então o Curso de Teatro e as primeiras peças. Em 1998 estreia em “O Grande Ator”, onde fazia o papel de um diretor atrapalhado. A experiência foi bastante positiva, e logo em 1999 veio a segunda peça, dirigida por Ilvio Amaral: “Eterna Luta entre o Homem e a Mulher”. Dessa vez o desafio era interpretar vários personagens, entre eles um caipira e um machão. Também em 1999 participou da peça “Quem é Ele”. No ano seguinte, o sucesso foi por conta do mordomo James, da peça “Se essa Sogra fosse minha” e o menino Tunico, de “Deu bicho na Bruxa”, personagens inesquecíveis para o ator, que foi dirigido por Marx Barroso.

A paixão pelas letras e pela Arte o levou à faculdade: primeiro Letras, mais tarde substituída pelo Jornalismo, onde encontraria afinidade pela redação e busca de noticias. O ano era 2001, e junto ao Jornalismo veio a autoria de sua primeira peça teatral ainda inédita, “Meu mundo”, e os artigos jornalísticos, como o “Casa dos Artistas", publicado no Jornal de Casa.

Os anos seguintes foram dedicados aos estágios na área de Jornalismo. Alexandre continuava produzindo seus textos e enveredava pelo caminho do Vídeo. Em 2003, apresentou o vídeo “Lições do Tempo”, produzido pelo Sistema Salesiano de Vídeo e em 2006 gravou o vídeo institucional VIDES.

Em 2004, em meio às publicações como a matéria para o site Sebrae, veio o retorno ao Teatro com a peça “Parente não é gente”, como o travesso Curió. No ano seguinte essa mesma peça é apresentada na Campanha de Popularização de Teatro de Belo Horizonte, assim como “A Convenção das Bruxas”, onde interpretou o Morcego Baluke. Era mais uma parceira com Barroso.

A produção escrita do nosso autor foi contínua. Artigos, contos, poemas e, em 2006, as primeiras ideias do seu primeiro livro infanto-juvenil, “Caminhar contra o Vento”, publicado em 2008 na Editora Virtual Libri. Neste ano também, Alexandre reuniu seus escritos em um site pessoal. Era a primeira versão do site www.alexandrelanalins.com.br. Seus textos foram publicados ainda em sites como BrasilWiki! e Recanto das Letras, onde são amplamente comentados pelos leitores e têm grande audiência.

A grande experiência na web, lendo e visitando sites e blogs diversos, inspirou-lhe a ideia do programa “Blog da Vez”, veiculado pela Elo FM, rádio comunitária na qual presta serviço voluntário. O programa aborda e divulga blogs interessantes e curiosos, que valem a pena visitar. Iniciado no ano de 2009, o programa já está próximo da marca dos 100 blogs. Também em 2009 iniciou a história do livro “Sexo, Morte e Boi-bumbá” o qual pretende lançar na web no próximo ano.

“E o sonho não acabou”, diria o grande poeta. O menino-sonhador, o jornalista-ator, o poeta-escritor tem planos de continuar a escrever e voltar a atuar. O encanto das suas palavras é um convite ao mergulho nos seus textos. Conheça e navegue pelo mundo de alexandrelanalins.com.br e construa também os seus sonhos!

Selos de reconhecimento


Sites oficiais do autor na internet:


Notícias sobre o autor e suas obras:


Livros publicados no Agbook


Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.