Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Aluísio de Almeida

Arnobius

Por: Nova Geração de Poetas

Homem íntegro de origem pobre, mas dotada de uma mente brilhante que pode mostrar que realmente era “Aluísio de Almeida”, era na verdade um grande mestre, um sábio que morava em Sorocaba, São Paulo, onde todos os estudantes e até mesmo mestres os procuravam para uma informação importante que só “Aluísio” tinha, devido a suas extensas horas e dedicação em pesquisas, era um grande historiador, realmente ele sabia de tudo...

Por outro lado exercia fascínio ofício de ser escritor na qual possui uma vasta lista de suas obras, entre elas podemos destacar: Gema Galgani, (o seu primeiro livro) em 1930, da Editora Salesianas, D.Lucio, 1938, editora Odeon, Sorocaba 1842, 1938, Gráfica Cupolo, Luiz Matheus Maylasky – Visconde de Sapucaí, Co-autoria com Antonio Francisco Gaspar, 1938, Gráfica Cupolo, Rafael Tobias de Aguiar, 1938, Separata da Revista do Arquivo n° 86 Departamento de Cultura – SP, A Revolução Liberal de 1842, 1944 Editora José Olimpio, Rio de Janeiro, 50 Contos Populares de São Paulo, 1947, 1ª Ed. Revista dos Tribunais, Contos do Povo Brasileiro, 1949, Editora Vozes, História de Sorocaba – segundo volume, 1951, Gráfica Guarani, Sorocaba-SP, Terceiro Volume, publicado no jornal Popular de Sorocaba, 1954, O Sacerdote Diogo Antonio Feijó, 1951, Editora Vozes, 142 Histórias Brasileiras Colhidas em São Paulo, 1951, Separata da Revista do Arquivo n° 144, Prefeitura de São Paulo, Velhas e Novas Anedotas, 1953, Editora Vozes, São Paulo, Filho da Igreja, 1957, Editora Vozes, Campina do Monte Alegre, (Romance) 1964, Editora Vozes, História de Sorocaba para Crianças, 1967, Edição Mimeografada para o Colégio “Ciências e Letras” tendo depois a segunda edição pela Secretaria da Educação e Saúde, 1980, e a terceira edição do I.H.G.G.S. em 1987, O Tropeirismo e a Feira de Sorocaba, 1966 Editora Luzes, História de Sorocaba, 1969, edição do I.H.G.G.S. , Vida e Morte do Tropeiro, 1971 Livraria Martins Editora, Rio de Janeiro e a segunda edição com a mesma editora e a Edusp, em São Paulo, 1981, A Diocese de Sorocaba e Seu Primeiro Bispo, 1974, Editora Salesianas, Brasil de Nossa Senhora, 1974, Editora Salesianas, Vida Quotidiana da Capitania de São Paulo, ( 1722 a 1822) 1975, Editora Pannartz, São Paulo, Guareí Nossa Terra, 1976, Gráfica Franciscana de Piracicaba, e suas duas últimas obras póstumas como Quando Eu Era Uma Criança, 1987, editada pela Fundação Dom Aguirre e Era uma Vez Um Rei – Contos Populares do Sudoeste Paulista (ainda não editada)

Autor de 22 obras, biografias, histórias, religião e ficção, ele deixou um legado, uma marca, ele deixou a sua história para que pudéssemos aprender com ele, este grande mestre.

Ele nasceu numa cidade muito pequena chamada de Guareí em São Paulo, Luís Castanho de Almeida ( o seu verdadeiro nome) no dia 6 de novembro de 1904. Com doze anos foi estudar em Botucatu, ingressando no ginásio diocesano, passando para o seminário, onde fez os cursos de filosofia e teologia .

Com o pseudônimo de Aluísio de Almeida e Arnobius, talvez estivesse se referindo a “Arnobius de Sicca na era de 300 d.c. a qual foi um cristão primitivo apologista, durante o reinado de Diocleciano (284 a 305). Sendo então reconhecido e celebrado por todo Estado de São Paulo e até mesmo no exterior, como um dos nomes da literatura folclórica, recebeu o codinome de ‘‘Mestre Aluísio’’. Hoje são guardados todas as suas obras em sua casa que funciona desde 1982, chamada de ‘‘Casa de Aluísio de Almeida’’, um dos centros culturais sorocabanos, na qual qualquer pessoa pode visitar.

Embora na sua humildade “Aluísio de Almeida” sempre na suas palavras calma falasse “Eu sou apenas um sacerdote da santa igreja”, isto não impediria o seu trajeto principal de escritor.

Muito cedo ele começou a colaborar nos jornais da cidade e em jornais religiosos, teve seus trabalhos publicados no jornal “O Estado de São Paulo” e “Correio Paulistano”, colaborando também com as revistas culturais de renome, como as publicações do Instituto Histórico do Rio de Janeiro e também na cidade de São Paulo, Revista do Arquivo Municipal, Revista Vozes.

Em Sorocaba, São Paulo, existe a sua casa a qual ele morou, funcionando desde 1982, celebrada de “Casa de Aluísio de Almeida” e juntamente com o grupo Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba, I.H.G.G.S. fundado em 1954 por um grupo de amigos intelectuais a qual para Aluísio de Almeida era seu apreço o constante carinho profundo.

Ele é considerado um dos notáveis nomes da literatura por sua obra folclórica.

Foi de muita importância e de alto reconhecimento dos seus vários ensaios, um deles reconhecidos e publicado em Alemão, assinados por eruditos e especialistas famosos.

Do maior folcloristas brasileiro “Luis Câmara Cascudo” a qual o chamou de “Mestre Aluísio” , dizendo ainda que seus livros constituem documentários de inesgotável valor para o entendimento do ser humano.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 49,75

Tema: Poesia, Biografia Palavras-chave: estilos, geração, nova, novos, poetas

Características

Número de páginas: 102
Edição: 1(2012)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-7983-078-5
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.