Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

NÔMADE

Ensaios, Resenhas, Entrevistas e Versos

Por: VINÍCIUS FERNANDES CARDOSO

Nosso novo trabalho, agora intitulado definitivamente de NÔMADE: ensaios, resenhas, entrevistas e versos (2008), editado pelo autor, teve tiragem inicial de 50 exemplares, já distribuída, e recebe sucessivas uma vez esgotados os exemplares, tratando-se de um livrinho para ampla divulgação. Assim como LEITURAS E ANDANÇAS (2004) e A ALMA DOS BAIRROS (2007), NÔMADE é uma miscelânea que agrupa textos de vários gêneros, como vem sendo freqüente conosco.

Sentimo-nos no dever de escrever sobre a trajetória da Associação dos Artistas de Contagem, instituição que vigorou entre 2001 e 2004, e cuja existência estava sendo totalmente esquecida. Como havia outros textos para serem publicados, consideramos melhor reunir tudo em livro. NÔMADE é composto de ensaios – o historiográfico sobre a AAC e três ensaios literários, duas resenhas de livros, e oito poe¬mas inéditos. Nesta edição definitiva, suprimimos o ensaio “Uma mensagem de redenção”, uma vez que reimprimimos A ALMA DOS BAIRROS (em 2012), onde há o referido ensaio. Desde a segunda edição deste, incluímos “Impressões gerais de Desencontros Grafados”, que trata do romance-trilogia de Leonardo de Magalhaens. No livro, aparecem poemas antigos, porém inéditos, “Antes da revolução” e “Depois da revolução”, e poemas mais recentes, como “Sem inspiração”, “Frenesi sem sentido”, “Minha geração”, “O Bar do Pianista”.

O título é sugestão do amigo Sidney e, por sua vez, remete à canção “Castelos de areia”, de Vicente Celestino, cujo cancioneiro Sidney me aplicou:

“(...) Nômade que sou, choro os prantos meus

Nascem d’alma num protesto a Deus

Ai, essa saudade da minha mocidade

Vai se estiolando oh! Senhor!

Já que não há esperança

Tirai-me da lembrança

A história desse amor (...)”

O título também não deixa de ser uma referência a fase do autor, em processo de formação e auto-análise, transitando entre vários territórios e resistindo à especialização, afeito ainda ao ensaísmo, numa tentativa, um tanto quanto frustrada, de conciliar saber e sabor, como aconselhava Rolland Bar¬thes, de quem fomos leitor diletante à época do primeiro contato; ‘nômade’ então faz referência ao trânsito empreendido pelo autor entre vários domínios – não necessariamente de forma feliz, tanto entre ‘especializações’ (das letras às ciências sociais), como dentro de uma mesma ‘especialização’ (da poesia à crítica literária), numa recusa inconsciente (ou consciente) do homem especialista e saudosista da idéia/necessidade do homem total, presente nos debates socialistas (velhos e sempre atuais), do novo homem; o título do livro também faz referência à prática – sabida entre os meus – de flanar do autor, refreada com os anos. Tais expedições de “garimpeiro”, como já designado, até geraram algum resultado, como queremos acreditar que provam nossos trabalhos. Para o autor, tal nomadismo trata-se de uma forma solitária, amadora e encantada de pesquisa.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 40,91

Ebook (PDF)
R$ 25,73

Tema: Poesia, Crítica Literária, Livros E Leitura, Poetry, Não Ficção Palavras-chave: contagem-mg, ensaios, entrevistas, miscelânea, poesia, resenhas

Características

Número de páginas: 99
Edição: 1(2008)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-916273-2-5
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.