Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Da Psicologia Jurídica à Psiquiatria Forense - Vol. 2

Volume 2

Por: Humberto Guimarães

A Psiquiatria Forense evoluiu, tendo por fonte a Medicina Legal e como pré –requisito as ciências sociais e a psicologia clinico-jurídica, esta última cultivada pioneiramente pelo espanhol Emílio Mira Y López. No Brasil a sua verdadeira história nasce no momento em que, no Hospital Pedro II, Rio de Janeiro, alguns psiquiatras tendo à frente o colega político J.C.Texeira Brandão, conseguem a criação do “anexo Lombroso” , núcleo imperfeito mas necessário para a internação dos enfermos mentais deliquentes até então convivendo junto aos doentes psiquiátricos sem crime. Juliano Moreira, um dos incentivadores da especialidade,profetizou a tragédia que viria a acontecer em 1915, quando os psicopatas daquele anexo atearam fogo na instituição. Disso resultou a construção do Manicômio Judiciário do Rio de Janeiro, inaugurado em 1921, cujo diretor, Heitor Carrilho, natural do RN, constitui-se no ícone dessa união da Psiquiatria com o Direito, pelos seus trabalhos científicos inéditos e pela congregação de outros entusiastas que, a ele ombreados, levaram avante a Revista da instituição, conduzindo-a ao âmbito internacional em tiragens regulares, até 1954, quando Carrilho falece. Com ele praticamente feneceu a Psiquiatria forense no Brasil, salvo algumas centelhas pontuais como Alves Garcia com seu livro de Psicopatologia Forense cuja última edição, de divulgação restr, veio a lume em 1979. A necessidade de um ressurgimento, entretanto, parecia não ser percebida,e a denominação Psiquiatria Forense chegava mesmo a espantar a maioria dos profissionais da psiquiatria e da justiça, conhecedores apenas dos rudimentos da Medicina Legal. Enquanto isso, avolumavam-se os conflitos entre psiquiatras e juízes na questão das perícias. Nos dois tomos desta obra o leitor se inteirará do relato completo deste histórico e do vasto conteúdo científico da disciplina.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 138,67

Ebook (PDF)
R$ 76,42

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Direito, Medicina Palavras-chave: direito, forense, jurídica, juspsiquiatria, legal, medicina, psicologia

Características

Número de páginas: 296
Edição: 1(2012)
Formato: A4 210x297
ISBN: 978-85-913942-1-0
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.