Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

No caminho da Filosofia

uma breve introdução filosófica

Por: Devanilson Álvares de Souza

Através desta apostila desejo provocar em você o desejo pela leitura e pela curiosidade, fazendo uso da filosofia. Você pode esta se perguntando: “Para que estudar Filosofia?”. Se você começou assim parabéns, saiba que já faz parte da turma de filosofia, pois você já começou perguntando. Na Filosofia, a pergunta tem um papel especial. É a protagonista da história.

“Para que Filosofia?”, tem a sua razão de ser. Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata. Por isso, ninguém pergunta para que as ciências, pois todo mundo imagina ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade. Parece, porém, que o senso comum não enxerga algo que os cientistas sabem muito bem. Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a Filosofia quem as formula e busca respostas para elas.

Iniciaremos nosso estudo de Filosofia, através do Centro Educacional Evolução, e pretendemos levar você, estudante, a visão crítica do mundo. Crítica não no sentido de ser chato, embora isso também seja papel da filosofia, mas para que não aceitemos ou acreditemos sem questionar.

Se antes somente a filosofia grega influenciava, agora temos a filosofia alemã, francesa e judia que se destacam. Dentre as celebridades da filosofia atual podemos destacar Cyril Aslanov, linguista franco-israelita – um dos mais importantes e respeitados professores da Universidade Hebraica de Jerusalém, e Shalom Rosemberg, professor emérito nos departamento judaico e de filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém.

Cyril diz que a filosofia é possível em todas as linguagens, mas não é possível chegar a uma compreensão profunda das filosofias gregas e alemãs sem ter acesso aos textos originais. A “Eironeia”, por exemplo, é um étimo grego da palavra ironia. A “eironeia” socrática não é um modo de zombar das pessoas como a ironia moderna, mas uma interrogação radical e deliberadamente ingênua sobre as opiniões convencionais.

Os gregos debatiam muito sobre a democracia. Mas como falar em democracia grega no século V a.C, por exemplo, não é um paradoxo? Pois que democracia era aquela que tinha escravidão? Os gregos do séc. a.C. usavam a palavra “democracia” que significa literalmente “governo do povo (dêmos)”. Foram eles que inventaram o termo e restringiram a categoria do dêmos ao cidadão do sexo masculino nascido em país ateniense, o que excluía automaticamente os escravos, os estrangeiros (metecos) e as mulheres.

Rosember toca no mesmo assunto ao falar do problema da pós-modernidade, pois diz que “os grandes pecados foram que de um lado a Europa pregava a igualdade, liberdade, fraternidade, e de outro, escravizou a África e parte da Ásia”.

Por fim, estudaremos aqui alguns conceitos filosóficos abordados em três módulos: Módulo I: conceitos gerais da filosofa e uma visão panorâmica da mesma; Módulo II: Alguns temas específicos; Módulo III: Estética, Filosofia Moral; Alguns filósofos e vocabulário filosófico.

Impresso
R$ 30,40

Ebook (PDF)
R$ 14,53

Tema: Filosofia, Ciências Humanas E Sociais, Não Ficção Palavras-chave: devanilson, filosofia, lógica, pensamento, pré-socráticos

Características

Número de páginas: 89
Edição: 1(2012)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Espiral c/ acetato
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.