Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Pensão Alimentícia:

Esta página foi vista 892 vezes desde 17/03/2013

A racionalidade intrínseca às representações sociais na esfera pública e privada no Brasil

Por: Priscila Fortes Attademo

Este livro, derivado da monografia apresentada à Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Presidente Antônio Carlos, em Barbacena – MG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, a qual obteve nota máxima, tem como objetivo analisar, através dos procedimentos adotados pela justiça brasileira na sua relação com as diferentes configurações classistas das famílias, as implicações sociais de uma racionalidade característica da esfera pública, a qual está referendada pela esfera privada, com seus valores morais hierarquizantes. Procura identificar os padrões de ação da justiça, frente às características relativas às classes sociais, compreendendo os padrões que traduzem a mentalidade e a racionalidade das mulheres que reivindicam pensão alimentícia dos pais dos seus filhos.

Levanta, ainda, como hipótese a ser investigada, o fato de que a inexpressividade das cobranças de pensão alimentícia nas camadas não populares se deveria ao fato da justiça no Brasil se destinar aos “pobres”. Assim, as famílias com grau de escolaridade de nível superior, procurariam marcar sua superioridade simbólica em relação à camada popular, não fazendo uso desta estratégia de cobrança judicial, visto que a lei é para os pobres e os inimigos; aos “de boa família” cabe o caminho da conciliação, através de um acordo amigável entre pessoas instruídas e superiores.

Tem, como hipótese central, que a justiça, embora constituída formalmente por procedimentos universais, revela em seu “modo de operar”, na prática cotidiana dos fóruns, a utilização de procedimentos legais diferenciados para as “pessoas letradas” e “não letradas”.

Impresso
R$ 67,04

Tema: Não Ficção, Educação, Direito Palavras-chave: alimentícia, direito, família, obrigações, pensão

Características

Número de páginas: 110
Edição: 1(2013)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.