Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

CORPÓREO - SÓCIO - ETÉREO

ENSAIOS PARA ALÉM DA EUTOPIA

Por: LELIO RODRIGUES

O “CSE – Ensaios para além da Eutopia” pretende ser apenas um “monoblog”, primeiro e único, obra de toda uma vida, um misto de livro e eBook, gráfico e virtual, sintetizando as virtudes de ambos – sério e aproximador; evitando seus pecados mais freqüentes – a pose e a leviandade. Das 147 páginas do eBook, o leitor é logo convocado a imprimir 25 e exercitar na prática o mix dos dois sistemas. O “CSE” acolhe desde minha lira dos 21 anos (1956) até um trecho de meu discurso no cinqüentenário de formatura em Viçosa – MG (2007) – a vida toda, rearrumada e complementada de Set./2010 a Fev./2012.

Também cinquentenária é a proposição (1960) que se constitui na base de todo o CSE: "SE O ESPÍRITO SOBREVIVE, É PARA PROSSEGUIR EM UM CONTÍNUO DESENVOLVIMENTO. SE O SER HUMANO DE FATO MORRE, ENTÃO NADA FAZ SENTIDO. PERSEGUIR NA VIDA PRESENTE O APERFEIÇOAMENTO ESPIRITUAL - OU CONSTITUI A PRÓPRIA RAZÃO DA EXISTÊNCIA DE CADA UM DE NÓS ... OU TANTO FAZ." Desta proposição e da metodologia das três dimensões (os dois primeiros capítulos) segue-se todo o arrazoado da 1ª Parte (ORIGINAL EM SÍNTESE), que aborda o seu tríplice entendimento, a desvalia da Corpórea e da Social em si mesmas, e sua relevância apenas quando ensejam uma evolução dentro da dimensão Etérea.

Toda essa 1ª Parte está focalizada de idoso para idoso, mas a abordagem se expande na 2ª Parte (DIRETRIZES A MODULAR), outros 10 capítulos que exploram alternativas de libertação na mente de todo e qualquer leitor e alternativas comunitárias / familiares / profissionais especificamente para jovens casais - quantitativo ótimo de 50 pares, faixa etária modal dos 30 anos. A interação de afinidades e a triagem sucessiva são previstas nas metrópoles e através das redes da Internet, colimando para as "Comunidades da Terra Sem Mal". A libertação da mente se persegue em (extensas) transcrições contra as três marafonas - o Estado, a Globalização, as Ideologias, e a ela se acrescenta a liberação do tempo, com a redução generalizada da jornada de 8 para 6 horas / dia.

Se o leitor fizer a impressão sugerida inicialmente, ele terá em mãos os três tabelões sobre fruticultura comunitária (os QUADROS 7, 8 e 9), uma aplicação objetiva da modelagem política do “DIP” (Descentralizado, Integrado e Participativo) que dá preferência a formulações intraespaciais em detrimento das fragmentações setorialistas e centralizadoras, hoje dominantes por toda parte. Também duplamente Corpórea e Social, a família se estabiliza em 6 membros e os casamentos se sucedem homogâmico (1 apenas , na mesma idade dos 30 anos e 15 de duração, limitado a 2 filhos) e heterogâmicos (2 a 4 em número, com 15 a 7,5 anos de duração, idades defasadas de 30 anos e sem filhos). Do Social à espiritualização, outras associações como as fenonomias (grupos de até 5 amigos) serão contributivas para resultar nas expectativas do ”respirar / confessar-se /isolar-se / não pensar / esperar”, para a percepção do Etéreo.

A intenção inicial era a de concluir o CSE com as três “semi-licitações”, para que alguns dos leitores assumissem a elaboração de mais três “monoblogs”: 3ª Parte - COMPROVAÇÃO DA IRRELEVÂNCIA CORPÓREA; 4ª Parte – REJEIÇÃO DOS ILUSIONISMOS SOCIAIS; 5ª Parte- ALTERNATIVAS A NÃO ESPERAR PELO ETÉREO. Entretanto, ao final, foi acrescentado o “ADENDO”- mais 10 capítulos, mais 5 QUADROS, muita autocrítica e tréplicas antecipadas a presumíveis críticas, antes mesmo da 1ª edição. Sua convergência se orientou para a concepção de uma ética do MINIMAX, coroando a metodologia do crescimento zero (ZDG na Depleção da natureza, ZPG na População estabilizada e ZIG na Renda apenas sustentada), onde as renúncias são valorizadas, pois não basta nos isentarmos das imputações do doloso, mas também das onipresentes responsabilidades das imputações do culposo: quando se permanece a cultuar e expandir o MAX, outros, muitos outros se vitimizam nas degradações do MINI, e se a responsabilidade é difusa, os vitimados estarão disseminados, mas cada responsável , um dia, se tornará consciente.

Lelio Rodrigues

Brasília, 05/10/2013

Selos de reconhecimento

Ebook (PDF)
R$ 25,83


Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.