Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

MARIA CONGA

CAMAPUÃ

Por: TÂNIA MARA

CAMAPUÃ - Palavra de origem Tupi-Guarani, cujo significado é “Seios Erguidos”, graças à saliência geológica existente a aproximadamente 20 quilômetros da cidade, cujos morros eram vistos da serra próxima à cidade, que servia de “mirante” para os índios mostrar aos desbravadores, no início da civilização, a silhueta que representava os seios de uma mulher. Em seus primórdios e até a quinta década do século passado o nome Camapuã era grafado como “Camapuan”.

Segundo registros históricos, a região Sul de Mato Grosso, foi bastante explorada pelos espanhóis, no primeiro lustro do século XVI. Em 1580, o espanhol Rui Dias de Melgarejo fundou a cidade de Xerez, à margem esquerda do rio Aquidauana, a cerca de 30 léguas a cima da sua confluência com Miranda.

No primeiro período, as incursões de espanhóis, portugueses, bandeirantes paulistas e monçoeiros, por mais de dois séculos, devassaram este território exceto as tentativas de colonização espanhola, principalmente dos jesuítas, nesta fase a fundação de Santiago de Xerez, em terras do Sul de Mato grosso, mas que também foi destruída pelos bandeirantes paulistas. Muitos deles habitaram por muitos e muitos anos em Camapuã.

As expedições tinham como objetivo primordial, a descoberta de metais preciosos e a casa aos índios.

O norte do estado foi povoado graças á descoberta do ouro e de pedras preciosas.

A fundação “Forquilha”, onde se encontrava um dos maiores veios auríferos do Brasil. Naquela época, conseguiam retirar até quatrocentas arrobas por mês. Toda essa riqueza facilitou a vida dos paulistas, mineiros goianos e pessoas de todos os pontos do litoral brasileiro para a região do Mato Grosso.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 39,38

Ebook (PDF)
R$ 13,99

Tema: Ficção e Romance, Literatura Nacional, Didáticos Palavras-chave: histórico, romance

Características

Número de páginas: 143
Edição: 1(2019)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.