Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

ACALANTO

Esta página foi vista 1142 vezes desde 07/08/2014

Por: José Carlos Baltazar

Este livro intitulado “Acalanto” é um presente maravilhoso de seu autor José Carlos Baltazar para a Literatura Brasileira contemporânea. As histórias retratam toda uma época tipicamente tradicional e mostram reminiscências da infância pobre e triste baseadas na vida real de seu autor-personagem. Entrelaçando as histórias que transitam entre o real e o imaginário, tem papel importante a figura do pai alfaiate, simples, cheio de idéias que quase nunca davam certo, assim como da mãe, humilde, conservadora e religiosa. Os irmãos participam, com todas as suas traquinagens, na trama infantil em foco. O autor demonstra claramente um sentimentalismo sem mágoas diante das tristezas vividas na infância. Não se percebem, durante a leitura, revoltas pelos fatos vividos, mas sentimos ao fundo um tom melancólico sob uma aceitação resignada. O autor rememora tempos com valores éticos e morais bem presentes nos seios familiares da época, foca o comportamento respeitoso, a submissão, a vida difícil que fazia a família fincar o pé só no presente, o futuro estava muito longe, e as necessidades eram imediatas.

“Acalanto” é um romance de tempo psicológico. As histórias vividas são relatadas ao pé de uma acolhedora jaqueira que a tudo ouve e guarda, assumindo papel de personagem importante. A ordem cronológica dos fatos não importa, a narrativa, toda ela se passa na mente de seu autor.

É uma obra de cunho fortemente autobiográfico e não retrata somente impressões de uma infância difícil, mas toda uma problemática relativa ao universo infantil vivida pelo autor, à época, comum na maioria das pessoas, de onde se pode concluir que é fácil a identificação de outras gerações com a história narrada no livro. José Carlos Baltazar serve-se de sua experiência pessoal para retratar os desalentos sofridos na infância com as bruscas mudanças da vida.

A narrativa penetra a alma no seu âmago. Como em Clarice Lispector, os fatos vão se desenrolando num dolorido sem ferimento, atingindo o ponto certo do sentimento verdadeiro que toca o íntimo. Como em José Mauro Vasconcelos, a trama e as peripécias da infância pobre prevalecem tocando fundo o coração do leitor, remetendo a um passado imbuído de dificuldades vivenciadas pelo autor, mas que pela sua amargura e docilidade trazem à tona lembranças importantes dos tempos idos e vividos.

“Acalanto” nos remete a um passado saudosista e terno. Como em Érico Veríssimo o tempo para, o vento sopra: “O tempo passou tão depressa! Será que na Eternidade venta?” E no doce “Acalanto” da infância perdida o tempo e o vento também pararam pra pensar...

Impresso
R$ 48,95

Ebook (PDF)
R$ 21,36

Tema: Biografia e Testemunho Palavras-chave: acalanto, da, história, vida

Características

Número de páginas: 214
Edição: 1(2014)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.