Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O USO DOS FUNDOS DE CONSUMO

A dinâmica da expansão metropolitana da Cidade de São Paulo

Por: Carlos Alberto Rizzi

Uma grande contribuição do trabalho foi trazer para dentro da Geografia a questão do Rodoanel, obra agora pouco debatida entre os geógrafos. Procura chamar para dentro do discurso os impactos que esta grande obra viária vem trazer como solução para o problema da mobilidade urbana na metrópole. Poucos são os trabalhos que, ao analisar as diferentes formas de intervenção no espaço construído da metrópole, utilizam-se da política do uso do crédito de carbono. Mesmo que a pesquisa tenha se concentrado mais no entorno da região da Cantareira, é possível compreendermos seu método de análise e estendermos seu raciocínio para outros estudos, sobretudo quando estivermos pesquisando problemas de impactos ambientais. Inicialmente, sinalizamos que o presente trabalho de pesquisa traz uma grande contribuição para o avanço da ciência geográfica, dando destaque para a ação do capital imobiliário e seu caráter predador e como vem atuando na produção do espaço.

Franscisco Capuano Scarlato

Professor Sênior do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da USP

A presente investigação parte da observação da realidade a partir de suas contradições tendo como base epistemológica o método dialético. Para se captar as dinâmicas espaciais das contradições do espaço geográfico, foi utilizada a análise da forma, função, estrutura e processo dos objetos do estudo. O recorte é a Metrópole de São Paulo, de onde são extraídos os exemplos que dão origem aos capítulos. A redação final não teve a intenção de ser um texto de “denúncia” ou “planfletário”. Antes, o que aqui realmente se pretendeu realizar foi uma geografia crítica e isto se prova pelo referido esforço metodológico. Todavia, se o conteúdo da escrita assim não parecer, será algo muito mais decorrente da própria natureza do dado ou da informação expostos do que produto de uma interpretação livre e arbitrária.

Do autor

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 42,85

Tema: Didáticos, Educação, Geografia E Historia Palavras-chave: expansão, paulo, são

Características

Número de páginas: 251
Edição: 1(2014)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-64137-47-9
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.