Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O MENOSPREZO OCIDENTAL, LÁGRIMAS DE SANGUE

Contos e contas da Escravidão

Por: Dadiarra Sheik Modibo & Cheikh Moustafa B. Ndiaye

Inúmeras foram as obras, os estudos, os ensaios que se debruçaram sobre o espinhoso tema da escravidão, no entanto pouco trabalho foi feito e desenvolvido pelos próprios africanos sobre o assunto e muito menos por um africano príncipe e descendente de escravo. Essa característica por si só proporcionaria uma grande importância a essa obra, mas tem mais. O autor foi mais fundo ainda interrogando os motivos mais escondidos da escravidão, mais escondidos desse “MENOSPREZO OCIDENTAL”, buscou trazer para o publico latino americano o que foi, e como se deu a escravidão na África pré-colonial.

E como se não bastasse ele decidiu apresentar figuras emblemáticas africanas e da diáspora que fizeram historia, mas que são pouco ou quase desconhecidos. Também há alguns documentos históricos tidos pela comunidade dos historiadores como importantíssimos que o autor levou ao conhecimento do público brasileiro, mostrando e revelando que a África, há muitos anos atrás, havia oferecido à humanidade uma declaração dos direitos humanos muito melhor que aquela está atualmente vigente.

E como para quebrar qualquer parede de desentendimento, ou de silêncio imposto pelos outros, entre o Brasil e a África ocidental francófona, ele resolveu trazer para o leitor brasileiro uma série de discursos chaves de chefes de Estados franceses e africanos. E fecha a obra em uma análise que não deixa a atualidade política africana de lado, o que possibilita uma compreensão ainda mais profunda daquilo que é a África de hoje. Portanto é uma pesquisa que apela para a juventude, a sociedade civil, as mulheres africanas e da diáspora para reverter de vez esse quadro no qual a África nunca sai ganhando.

A citação que mais sintetiza esse longo movimento histórico-social é: “No entanto, o ato inicial do comércio de escravos, no minimo bárbaro tornou-se um ato fundador de civilização.” Ele observa ainda a injustiça de um desenvolvimento que benefeciou apenas um lado: o Ocidente.

– Mohammed Aboua Kumassi Koffi Blaise, marfinense, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP).

Impresso
R$ 53,47

Ebook (PDF)
R$ 21,36

Tema: Biografia e Testemunho, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: colonização., contemporaneidade, escravidão., memória., África.

Características

Número de páginas: 416
Edição: 1(2014)
Formato: A5 148x210
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.