Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Esquema Ponzi

Esta página foi vista 1189 vezes desde 07/05/2015

como tirar dinheiro dos incautos

Por: Fabio Cres

O que avestruzes, palmeiras, bois, minhocas, camarões, selos, leite, espuma e outros elementos corriqueiros têm em comum? A resposta é que todos foram já utilizados como ativo-objeto de um tipo muito comum de fraude. Erroneamente denominada de pirâmide financeira, esse tipo de fraude financeira tem o nome de Esquema Ponzi, em função de Charles Ponzi, que a aplicou oferecendo uma fantástica oportunidade de investimento.

O Esquema Ponzi tem data e local de nascimento. Foi em 1920, em Boston, nos Estados Unidos, que Charles Ponzi, italiano de Parma, vivendo como emigrante nos Estados Unidos criou em apenas seis meses, grande alvoroço em torno de uma ideia de investimento. Ele acreditava poder arbitrar operações entre as taxas de câmbio de inúmeras moedas e cupons-resposta internacional, emitidos pela União Postal Universal.

As relações de troca entre as moedas estavam se alterando rapidamente, como resposta ao descompasso criado pela Primeira Guerra Mundial no padrão-ouro e o organismo internacional, responsável pela emissão dos cupons, não conseguia acompanhar o ritmo dessas variações cambiais, uma vez que o valor de troca era efetivamente impresso no cupom.

Charles Ponzi estimava poder conseguir 400% de retorno em cada operação, mantendo uma rede de colaboradores na Europa para a aquisição e envio dos cupons para os Estados Unidos. Para financiar suas operações, Ponzi passou a vender notas promissórias com 100% de retorno e vencimento em três meses. Pagando em dia e em sua totalidade as primeiras notas, ele viu o interesse por sua ideia de investimento crescer rapidamente.

Seu sucesso foi enorme. Em poucos meses, Ponzi estava milionário. Era ovacionado por onde passava. A multidão seguia Ponzi por todo lado, saudando-o: “Ponzi, você é o maior italiano que já existiu!”. Recusando modestamente o elogio, Ponzi retrucava: “Não, não! Colombo e Marconi fizeram muito mais. Colombo descobriu a América e Marconi inventou o rádio.” Em resposta, a multidão dizia: “Mas você, Ponzi, você inventou o dinheiro.”

Nesse livro você vai conhecer: inúmeros exemplos de Esquema Ponzi; as diferenças entre Esquema Ponzi e Pirâmides Financeiras; a comparação com Marketing Multinível; casos notórios de Esquema Ponzi: Bernard Madoff, Dona Branca, Avestruz Master, Caritas, Filantropia da Nova Era e Queijinhos Mágicos; como países operam seus próprios Esquemas Ponzi; e como evitar fraudes de investimento.

Impresso
R$ 64,23

Tema: Crimes Verídicos, Diversos, Economia Palavras-chave: como, criminal, dinheiro, ficar, ganhar, invest, minds, money, ponzi, poupança, rendimento, rico, scam, scheme

Características

Número de páginas: 306
Edição: 1(2014)
Formato: A5 148x210
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.