Agbook

O FILHO DO HOMEM

Reflexões no livro de Ezequiel

Por: DANIEL DEUSDETE

Ezequiel – “Deus torna forte, endurece” foi levado ao cativeiro quando tinha aproximadamente 26 anos, em 597 a.C., depois de Nabucodonosor ter tomado Jerusalém e levado cativos Joaquim, a família real, os cidadãos mais proeminentes e os artesãos qualificados (2Rs 24.14). Ele viveu entre os exilados a mais de mil quilômetros de distância de Jerusalém, e durante o período de sua pregação, o templo estava em ruínas.

Começou a profetizar com trinta anos de idade (1.1). Data correspondente ao quinto ano do exílio do rei Joaquim (1.2-3). O seu ministério durou pelo menos vinte e três anos, ocasião em que ele deveria ter cerca de cinquenta anos. Seu papel profético foi reconhecido pelos líderes entre os exilados (8.1; 20.1).

Ezequiel era um sacerdote (1.3). Os sacerdotes geralmente começavam seus serviços no templo com a idade de trinta anos. No ano em que deveria ter começado o seu serviço no templo, Deus o chamou para tornar-se profeta.

Ezequiel viveu junto ao rio Quebar (1.1). Era casado, mas a sua esposa faleceu durante o cativeiro, pouco antes de a cidade de Jerusalém ser destruída em 586 a.C. (24.18).

Nesse livro, Deus comumente se dirige ao profeta usando a expressão "filho do homem", basicamente com o significado de "pessoa, ser humano". São umas 96 expressões, quase duas por capítulo. O termo enfatizava a fragilidade e a insignificância humanas quando comparadas com a transcendência de Deus. Num período posterior da história judaica, essa mesma expressão adquiriu um significado de muito maior relevância (2.1 e Dn 7.13). Também foi uma expressão muito usada por Jesus Cristo, principalmente registrada nos evangelhos - Mt 8:6; 9:20; Mc 2:10,28; Jo 6:62; At 7:56; Fp 2:5-8.

Seu principal propósito nesse livro foi incentivar os exilados a permanecerem fiéis ao Senhor, para que ele cumprisse a sua promessa de reconduzi-los à Terra Prometida e de conduzir o templo e Jerusalém a novas alturas de glória.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 55,86

Tema: Doutrinas Bíblicas, Estudo Bíblico, Referência Bíblica Palavras-chave: bíblia, cristinaismo, ezequiel, oráculos, profecias, teologia, visões

Características

Número de páginas: 441
Edição: 1(2015)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-68083-22-2
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.