Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

AS CONTENDAS, O DESTERRO E A CAPELA NOVA:

resgate cultural de Desterro de Entre-rios, MG

Por: VAGNER ANDRADE (org.) e ROZANÁ DINIZ

Os turismos rural, de aventura e o ecológico, apresentam hoje um dos vários mecanismos de preservação ambiental e de inclusão social existentes na sociedade contemporânea. Neste contexto, a correta identificação das potencialidades turísticas permite a efetiva preservação de elementos e atributos naturais gerando trabalho e renda para inúmeras pessoas. Para isso é necessário que a análise e o reconhecimento oficial do potencial de determinada localidade deva ser seguido de um amplo processo de planejamento visando fazer com que a atividade turística se desenvolva de maneira sustentável minimizando possíveis impactos decorrentes do fluxo desordenado de visitantes. Neste sentido, somente um planejamento adequado direcionado a explorar de forma sustentável o patrimônio turístico existente contribuirá para a efetiva valorização e preservação das potencialidades existentes, gerando emprego e renda para inúmeras pessoas. As reflexões apresentadas pelo livro “AS CONTENDAS, O DESTERRO E A CAPELA NOVA: Resgate Cultural do atual município de Desterro de Entre-rios, Minas Gerais” são os primeiros resultados do Projeto CANDEIAS (sigla que significa Capela Nova do Desterro de Educação, Integração e Ação Socioambiental), iniciado com o término da pesquisa intitulada “Os deslocamentos da Zona Rural de Desterro de Entre Rios para o estado de Goiás”, apresentada ao Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH como monografia de conclusão do curso de Geografia e Análise Ambiental, em dezembro de 2007. Este trabalho de pesquisa inicial posteriormente apontou relevantes preocupações com o descaso geral no que se refere ao processo histórico do município, bem como a total desconsideração de seu potencial turístico estabelecendo um plano imediato de ação.

Assim a partir do segundo semestre de 2009, além da continuidade do processo de pesquisa sobre a contextualização histórico-geográfica do município, que estão sendo organizados em cadernos pedagógicos temáticos com lançamento previsto para 2017, também foi organizado um movimento popular na cidade com objetivos socioculturais e ecológicos. Além de projetos de ação o movimento lançou um jornalzinho temático, com levantamentos inerentes a aspectos sociais, econômicos, históricos, culturais, naturais e turísticos. Trata-se de uma publicação impressa baseada em estudos e referenciais teóricos de respaldo, voltada à breve análise social e espacial sobre Desterro de Entre Rios. O próximo livro a ser presenteado à cidade “ORALIDADE, MEMÓRIA E IDENTIDADE: Deslocamentos de moradores rurais do entorno da Serra da Tapera, Minas Gerais para Goiás” identifica no contexto histórico-geográfico do município, possíveis indicativos culturais dos fatores de expulsão do campo e conseqüente êxodo rural, justificando vários deslocamentos populacionais que por sua vez podem ocasionar a perda da identidade cultural local, pautada na ruralidade.

Impresso
R$ 48,65

Características

Número de páginas: 220
Edição: 1(2015)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.