Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A URBANIZAÇÃO NO EIXO SUL DA GRANDE BH:

ameaças à terceira localidade mais antiga de Minas Gerais

Por: Vagner Luciano de Andrade

No eixo sul da região metropolitana de Belo Horizonte existem lugares únicos, que associam belas paisagens, recantos naturais e fácil acessibilidade viária. O clima agradável, associado ao valor estético das serras e a alta disponibilidade hídrica, criaram espaços segregados, caracterizando pelos condomínios fechados, que se inserem neste contexto como a principal forma de apropriação, uso e ocupação do solo. A área em questão também apresenta áreas naturais de transição entre os biomas do Cerrado e Mata Atlântica, e ainda ocorrência de endemismo nos campos rupestres localizados nas serras. Nota-se nesta região, que a natureza foi transformada em “produto”, pelo marketing, pela publicidade e pela propaganda sendo constantemente colocada como atrativo ao morador da cidade, seduzindo-o a romper com o cenário urbano, mesmo que temporariamente e evidenciando que o capital prevalece sobre o ser humano e sobre o meio ambiente. Esses condomínios fechados, assim como seus impactos sociais e ambientais, confirmam a vocação do eixo sul da região metropolitana que se caracteriza por esta forma de ocupação humana transitória entre o urbano e o rural e marcada pelo conflito entre o humano e o natural. Os condomínios exercem forte pressão sobre áreas ainda preservadas, como é o caso da localidade deste estudo, denominada Piedade do Paraopeba e seu patrimônio histórico, bem como remanescentes florestais localizados no entorno. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise sobre as formas de apropriação do espaço, originadas a partir do afastamento do contexto urbano, como “fuga” do estresse e busca de qualidade de vida, caracterizando a múltipla funcionalidade da paisagem.

Impresso
R$ 38,81

Tema: Geografia E Historia, Natureza, Turismo, Conservação Ambiental e Proteção, Ecologia, Historiografia Palavras-chave: ecologia, geografia, história, turismo

Características

Número de páginas: 97
Edição: 1(2015)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.