Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

ISO 5807

Metodologia para Representação Gráfica de Projetos de Desenvolvimento de Programação de Computadores

Por: José Augusto N. G. Manzano

O uso da norma internacional ISO 5807-1985 (E) é normal-mente mau empregada nas escolas brasileiras. Parte desta falha talvez decorra do desconhecimento adequado do que realmente trata esta norma e de como fazer seu uso no ambiente de desenvolvimento de software. Foi a partir desta percepção que veio a luz este trabalho que visa descrever detalhes da norma no nível da programação de computadores e demonstrar suas possibilidades de uso.

Ocorre certa confusão na nomenclatura do desenho da linha de raciocínio lógico para representar o mapeamento do que um programa de computador deverá realizar no nível da atividade de escrita de código de programa para a efetiva programação de computadores. Muitos profissionais chamam este mapeamento de fluxograma, quando deveriam chamá-lo de diagrama de blocos. A diferença principal entre fluxograma e diagrama de blocos está no fato de que um fluxograma não possui início e fim por meio do símbolo terminator. Outra diferença é que um fluxograma é usado no nível da análise de sistemas (no nível do projeto do sistema), enquanto o diagrama de blocos é usado no nível da documentação do código do programa, da lógica de programação usada pelo programador e não pelo analista.

Há ainda uma questão relacionada a uma visão preconceituosa de que o uso de diagramas servem apenas como ferramenta didática ou pedagógica que as escolas de computação lançam mão para “ensinar” lógica de programação aos seus alunos e que na prática profissional isto não se aplica. Será que se isso fosse realmente verdade uma organização internacional como é o caso da ISO teria publicado tal norma?

É importante ao profissional de ensino técnico e tecnológico da área de Tecnologia da Informação, como educa-dor, estar “antenado” a essas questões e orientar seus educandos de forma a formar um contingente de profissionais que venham a possuir a devida competência no uso da normal ISO 5807-1985 (E), pois a documentação de um sistema de computador em nível gráfico assemelha-se a mesma atividade praticada por engenheiros e arquitetos ao lançarem mão no uso de plantas e diagramas. É preciso formar uma linha mais fortificada de profissionais que usem as ferramentas da engenharia de software na produção de programas de computador com maior qualidade.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 125,90

Tema: Ciências Exatas, Informática Palavras-chave: lógica, programação

Características

Número de páginas: 82
Edição: 1(2015)
Formato: Pocket 105x148
ISBN: 978-85-913115-2-1
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.