Original

Agbook

Original

ISO 5807

Metodologia para Representação Gráfica de Projetos de Desenvolvimento de Programação de Computadores

Por: José Augusto N. G. Manzano

O uso da norma internacional ISO 5807-1985 (E) é normal-mente mau empregada nas escolas brasileiras. Parte desta falha talvez decorra do desconhecimento adequado do que realmente trata esta norma e de como fazer seu uso no ambiente de desenvolvimento de software. Foi a partir desta percepção que veio a luz este trabalho que visa descrever detalhes da norma no nível da programação de computadores e demonstrar suas possibilidades de uso.

Ocorre certa confusão na nomenclatura do desenho da linha de raciocínio lógico para representar o mapeamento do que um programa de computador deverá realizar no nível da atividade de escrita de código de programa para a efetiva programação de computadores. Muitos profissionais chamam este mapeamento de fluxograma, quando deveriam chamá-lo de diagrama de blocos. A diferença principal entre fluxograma e diagrama de blocos está no fato de que um fluxograma não possui início e fim por meio do símbolo terminator. Outra diferença é que um fluxograma é usado no nível da análise de sistemas (no nível do projeto do sistema), enquanto o diagrama de blocos é usado no nível da documentação do código do programa, da lógica de programação usada pelo programador e não pelo analista.

Há ainda uma questão relacionada a uma visão preconceituosa de que o uso de diagramas servem apenas como ferramenta didática ou pedagógica que as escolas de computação lançam mão para “ensinar” lógica de programação aos seus alunos e que na prática profissional isto não se aplica. Será que se isso fosse realmente verdade uma organização internacional como é o caso da ISO teria publicado tal norma?

É importante ao profissional de ensino técnico e tecnológico da área de Tecnologia da Informação, como educa-dor, estar “antenado” a essas questões e orientar seus educandos de forma a formar um contingente de profissionais que venham a possuir a devida competência no uso da normal ISO 5807-1985 (E), pois a documentação de um sistema de computador em nível gráfico assemelha-se a mesma atividade praticada por engenheiros e arquitetos ao lançarem mão no uso de plantas e diagramas. É preciso formar uma linha mais fortificada de profissionais que usem as ferramentas da engenharia de software na produção de programas de computador com maior qualidade.

Selos de reconhecimento

Impresso
De R$ 113.02 por:
R$ 105,44

Tema: Ciências Exatas, Informática Palavras-chave: lógica, programação

Características

Número de páginas: 82
Edição: 1(2015)
Formato: Pocket 105x148
ISBN: 978-85-913115-2-1
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.