Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

ASSENTAMENTOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE BRANQUINHA

Esta página foi vista 864 vezes desde 23/11/2015

PERSPECTIVAS HISTÓRICAS E CONFIGURAÇÕES GEOGRÁFICAS

Por: VALMIR RUFINO DE GOES

A reforma agrária já é um fato presente em quase todo território brasileiro, muito embora não seja reconhecida por muitos como um instrumento de grande importância para a dissipação da pobreza e de muitos outros fatores causadores de segregações. O objetivo geral do trabalho é fazer uma abordagem da formação, identificação das formas de uso da terra e o perfil socioeconômico dos agricultores dos assentamentos rurais Santo Antônio da Boa Vista, Flor do Mundaú, Eldorado dos Carajás, Zumbi dos Palmares e Nova Esperança. A metodologia aplicada na elaboração desse trabalho ocorreu através de revisão bibliográfica e trabalho de campo. Na revisão bibliográfica, aconteceu a partir das leituras das obras de Veiga (1981), Silva (1980), Souza (1986), Andrade (2005), e revistas do INCRA-AL (2004-2007). O trabalho de campo ocorreu por meio de análise aos assentamentos Santo Antônio da boa vista, Flor do Mundaú, Eldorado dos Carajás, Zumbi dos Palmares e Nova Esperança, onde foram aplicados questionários, entrevistas e visita em lócus. Em cada assentamento foram analisados os relatos dos líderes e assentados; à produção atual dos agricultores e o perfil socioeconômico dos mesmos. A investigação se deu pela ausência de material escrito sobre tais assentamentos, havendo a necessidade de realização de entrevistas, depoimentos e construção de referências para este trabalho. Os resultados apontam que houve um desenvolvimento significativo quanto à melhoria da qualidade de vida dos assentados nos respectivos assentamentos, desde sua implantação aos dias atuais; mostra também uma crescente produção que, mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas pelos assentados; mantêm-se produzindo. Observa-se que existe um percentual significativo de produtividade por aqueles que conseguem produzir com recursos próprios, tendo vista à grande dificuldade de se conseguir crédito frente aos bancos de desenvolvimento regional.

Impresso
R$ 118,99

Ebook (PDF)
R$ 27,01

Tema: Ciência Política, Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia, Democracia, Geografia Humana, Política Social Palavras-chave: agrária., assentamentos, branquinha., perfil, reforma, rurais., socioeconômico.

Características

Número de páginas: 161
Edição: 1(2015)
Formato: A5 148x210
Coloração: Colorido
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.