Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

ENSAIO SOBRE O MAL

Por: Altierez S. dos Santos

Como é possível que coisas ruins aconteçam em um mundo criado por um Deus bom? Se Ele é poderoso, como permite que aconteçam tais coisas?

Pode-se observar na sociedade atual, que há uma grande diferença entre saber o que é o mal e fazer o mal. Apesar da máxima presente na vida de cada ser humano de que “o bem deve ser feito e o mal evitado”, na prática isto está longe de acontecer, pois fazer ou não o bem e fazer ou não o mal é algo que, segundo Agostinho, é inerente ao homem, uma vez que sua natureza é limitada.

Na década de 50, Pio XII já dizia que a sociedade havia perdido a noção de pecado e a civilização, mais de 50 anos depois, continua na mesma situação: roubos, assassinatos, corrupção, etc. Não se pode negar que o mal existe e faz parte da natureza humana de forma a corrompê-la, pois a natureza é boa em si, mas o vício a corrompe.

Para o modelo de mundo que a humanidade criou e recria todos os dias o mal parece ser como que o tempero, o condimento para que possa haver vitalidade. Na maioria das grandes movimentações humanas o que as está impulsionando ou é a perpetração de uma maldade ou é uma reação a ela, que resultará seguramente em uma outra grande má ação – a réplica que exigirá uma tréplica. E essa dialética do mal possui um histórico tão longo quanto a própria humanidade.

Sob o aspecto metafísico-ontológico, o mal simplesmente não existe no Cosmos. O que existe são graus inferiores de ser em relação a Deus, graus que dependem da finitude do ser criado e dos diferentes níveis dessa finitude. No entanto, a limitação dos seres criados parece questionar a bondade e magnificência de Deus, resultando no intrincado problema: "Non sit Deus auctor mali?"

Impresso
R$ 35,85

Ebook (PDF)
R$ 20,89

Tema: Filosofia, Teologia, Bem & Mal, Livre Arbŕtrio & Determinismo, Ética E Filosofia Moral Palavras-chave: agostinho, catolicismo, filosofia, liberdade, mal, santo, teologia

Características

Número de páginas: 99
Edição: 1(2015)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.