Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Uma Breve História do Livro

Por: Israel Foguel

A palavra falada, as conversas, os bate-papos precederam a leitura da palavra escrita. As rodas de amigos em torno do fogo, as contações de lendas, o boca-a-boca vieram antes da palavra escrita e continuaram muito tempo depois dela surgir. Havia uma necessidade de expor tudo aquilo que era preciso “botar pra fora”. Pois a vontade de manter as relações de amizade ou até mesmo de um convívio entre os povos fazia com que as pessoas falassem.

Mas a fala veio muito antes disso. A necessidade orgânica, como a alimentação, também utilizou a oralidade para ser saciada. Contudo, vemos que o homem da caverna, embora emitisse sons e tivesse lá os seus códigos verbais para se comunicar, ele utilizou de uma forma gráfica para marcar a sua existência: o desenho nas pedras.

Dessa forma, encontramos aí um dos, senão o primeiro registro da necessidade gráfica da comunicação entre os seres. Nesse momento passou a existir a leitura gráfica. A oralidade necessitava de registro. E o homem começa a escrever. Hoje, cada povo tem os seus símbolos para registrar, graficamente, a sua oralidade.

O surgimento e o uso da escrita trouxeram a leitura.

Afinal, tudo que se escreve terá que ser lido.

E, dessa forma, a escrita foi se apropriando de seu espaço. Entretanto, a leitura oral ainda, na antiguidade, dominava a maior parte da população, uma vez que a palavra escrita era utilizada apenas pelos mais abastados. A leitura dos livros, representante maior da palavra escrita, era para os ricos; os pobres ficavam com as conversas, com os bate-papos. Foi assim que começou a surgir o estigma de que leitura de livros era coisa de gente rica. E, ainda hoje, passados tanto tempo, ainda percebemos uma certa elitização sobre o livro.

Para quem hoje se vislumbra com a praticidade oferecida pelos e-books, nem chega a imaginar o longo caminho percorrido pelos livros na História. Companheiro da escrita, os livros tiveram grande importância para a realização de registros históricos, a compilação de leis e a divulgação de ideias. Atualmente, a produção de livros chegou a tal ponto que, por exemplo, o século XX foi responsável por uma literatura histórica superior a de todos os outros séculos somados juntos!

Neste livro você vai passear pela história desde a escrita até o s atuais e-books.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 52,49

Ebook (PDF)
R$ 32,66

Tema: Entretenimento, Geografia E Historia, Antigo, China Palavras-chave: do, história, livro

Características

Número de páginas: 150
Edição: 1(2016)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-920512-9-7
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.