Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Velhices, Memória e Ressentimentos

Esta página foi vista 644 vezes desde 01/07/2016

e outros ensaios sócioafetivos

Por: Gabriel Antonio Ogaya Joerke

A noção de amor sempre esteve presente na história da civilização. A música, a literatura, a pintura, a escultura, o cinema, a televisão entre outros, têm assinalado a questão do amor sob diversos ângulos e modos de apresentação. Tendo por base o texto O Banquete, no primeiro ensaio que apresento “Do eros platônico e do eros moderno – uma perspectiva simmeliana”, apresento e analiso, sem intenção de esgotar o assunto, a construção social da noção de eros platônico em espaço de lazer, tendo como elemento discursivo e de sociação, o diálogo; bem como, traço semelhanças e diferenças entre o eros platônico e o eros moderno, numa perspectiva simmeliana.

Envelhecimento e Velhices, Perda e Solidão, Espaço e Memória, bem como, Memória e Ressentimentos, são categorias trabalhadas, numa abordagem da sócioantropologia dos afetos, no segundo ensaio intitulado “Velhices, memória e ressentimentos – notas sócioafetivas a partir do filme ‘Morangos Silvestres’”.

Qual a configuração social e política onde nasceu o gênio da música universal? Que elementos contribuíram para a formação prodigiosa de Mozart e sua inserção no mundo da música? Em que sentido a genialidade de Mozart o levou a sentir-se e a viver como um outsider na sociedade de corte do século XIX? Que elementos psicológicos – um tanto obscuros para a época – podem ser pinçados e interpretados do músico prodígio, são algumas questões que nortearão a tessitura do terceiro ensaio “Mozart: a condição sóciopsicológica de um gênio na configuração de uma sociedade em transformação”. Para tanto, recorri aos textos do sociólogo Norbert Elias e do historiador e biógrafo Peter Gay, como principais; além do conteúdo fílmico utilizado como recurso auxiliar para ilustração da proposta.

Tantas leituras e análises podem ser feitas das categorias aqui trabalhadas, como ensaio-tessitura, não se pretende conclusivo. Sem nós que nos sufoquem, apenas laços que nos envolvam suavemente e que nos deixem livres para outras leituras.

Impresso
R$ 38,58

Ebook (PDF)
R$ 21,36

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Desenvolvimento Humano, Antropologia, Filosofia E Aspectos Sociais Palavras-chave: memória, ressentimentos, velhices

Características

Número de páginas: 105
Edição: 1(2016)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.