Agbook

Família em foco

Esta página foi vista 573 vezes desde 08/12/2016

a saúde das emoções

Por: Costa; Paroschi; Kunz

A Família tem sempre exercido um papel preponderante na vida dos indivíduos. Este é o primeiro grupo social que se torna conhecido na vida de alguém e é ali que ocorre a formação e consolidação da personalidade. Este meio social irá influenciar fortemente como um indivíduo deve agir, pensar e se comportar. Não obstante é dentro do seio familiar que ocorrem o enfrentamento de inúmeros eventos que impactam esta personalidade em desenvolvimento não importando em qual idade esta se encontre.

Toda e qualquer família enfrenta eventos como: um nascimento de um novo bebê, uma mudança no trabalho ou de lugar, a morte de um ente querido ou a notícia de uma doença inesperada. Muito frequentemente eventos estressores naturais ou inesperados causam uma desestrutura na família exigindo de todos os membros uma reorganização. Estes eventos em maior ou menor escala provocam mudanças na dinâmica dos relacionamentos. Quando bem superados todos saem fortalecidos, porém se o evento trouxer desafios além da capacidade de enfrentamento, toda a família sofrerá e poderá carregar marcas destes eventos e relacionamentos mal resolvidos.

A família que não possui a capacidade de por si própria compreender toda dinâmica de causa e efeito que uma situação estressora desencadeia, pode levar seus indivíduos a uma desestruturação que requer um cuidado especial da saúde emocional da família. Mais comumente a família em que o ambiente negativo, problemas de saúde, situações de risco, e padrões de vulnerabilidade estão presentes, é vital a atuação do conselheiro familiar.

O conselheiro que se depara com uma complexa situação vivida pela família, precisa tão logo possível vir a conhecer sobre a estrutura da mesma, conhecer como os membros se organizam e interagem entre si, e verificar seu movimento e funcionamento. A aplicação do genograma e ecomapa como um instrumento de coleta de dados foi utilizado durante o contato e entrevistas com famílias que demonstravam alguma vulnerabilidade durante os estágios de alunos do curso de Pós Graduação em Aconselhamento Familiar e Psicossocial. Através da utilização do genograma foi possível uma melhor visualização do contexto familiar e psicossocial de um indivíduo, bem como a ampliação de estratégias terapêuticas adequadas para o processo do aconselhamento.

Este instrumento utilizado como diagnóstico possibilitou informações sobre a família e suas relações entre si, intra e inter-relacionais constituindo-se de uma ferramenta para ordenar as informações sobre a família, objetivando melhor compreender e então oferecer o cuidado da saúde emocional dos constituintes da família.

Impresso
R$ 37,83

Ebook (PDF)
R$ 11,84

Características

Número de páginas: 144
Edição: 1(2016)
Formato: A4 210x297
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.