Agbook

CRÍTON

DOS DIÁLOGOS DE PLATÃO

Por: ADEILSON NOGUEIRA

O Críton parece destinado a exibir o caráter de Sócrates em uma só luz, não como o filósofo, cumprindo uma missão divina e confiando na vontade do céu, mas simplesmente como o bom cidadão, que tendo sido injustamente condenado está disposto a desistir de sua vida em obediência às leis do estado ...

Os dias de Sócrates estão chegando ao fim. O navio fatal foi visto em Sunium, como ele é informado por seu velho amigo Críton, que o visita antes do amanhecer. Ele próprio foi advertido em um sonho que no terceiro dia ele deveria partir. O tempo é precioso, e Críton chegou cedo para obter seu consentimento para um plano de fuga. Isto pode ser facilmente realizado por seus amigos, que não correrão nenhum perigo em fazer a tentativa de salvá-lo, mas serão desonrados para sempre, se eles permitirem que ele pereça. Ele devia pensar em seu dever para com seus filhos, e não brincar nas mãos de seus inimigos. O dinheiro para a fuga foi fornecido por Críton, bem como por Simmias e outros, e ele não terá dificuldade em encontrar amigos na Tessália e outros lugares.

Sócrates teme que Críton esteja apenas pressionado pelas opiniões de muitos; enquanto que, durante toda a sua vida, seguiu os ditames da razão somente e a opinião do único sábio ou habilidoso homem. Houve um tempo em que o próprio Críton permitiu a conveniência disso. E embora alguém diga que “muitos podem nos matar”, isso não faz diferença; mas uma vida boa, em outras palavras, uma vida justa e honrada, é só para ser valorizada. Todas as considerações de perda de reputação ou lesões a seus filhos devem ser descartadas; a única questão é se ele estaria certo em tentar escapar. Críton, que é uma pessoa desinteressada que não tem o medo da morte diante de seus olhos, responderá isto por ele. Antes de ser condenado, muitas vezes haviam discutido, em que concordavam que nenhum homem deveria fazer o mal, ou devolver o mal pelo mal, ou trair o direito. Esses princípios devem ser alterados porque as circunstâncias de Sócrates são alteradas? Críton admite que eles permanecem os mesmos. Então é sua fuga consistente com a manutenção deles? Para esta questão Críton é incapaz ou não quer responder.

Impresso
R$ 38,66

Ebook (PDF)
R$ 17,22

Tema: Drama, Filosofia, Mensagens, Bem & Mal, Ética E Filosofia Moral, Ocidental Palavras-chave: crÍton, filosofia, platÃo, sÓcrates

Características

Número de páginas: 28
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.