Agbook

A REPÚBLICA

DOS DIÁLOGOS DE PLATÃO

Por: ADEILSON NOGUEIRA

A República de Platão é a mais longa de suas obras, com exceção das Leis, e é certamente a maior delas. Há aproximações com a metafísica moderna no Philebus e no Sofista; o político ou estadista é mais ideal; a forma e as instituições do Estado estão mais claramente traçadas nas Leis; como obras de arte, o Simpósio e os Protágoras são de maior excelência. Mas nenhum outro Diálogo de Platão tem a mesma amplitude de visão e a mesma perfeição de estilo; nenhum outro mostra um conhecimento igual do mundo, ou contém mais daqueles pensamentos que são novos, assim como velhos, e não de uma única idade, mas de todos. Em parte alguma em Platão existe uma ironia mais profunda ou uma maior riqueza de humor ou imagens, ou poder mais dramático. Nem em nenhum outro de seus escritos é a tentativa de entrelaçar a vida ea especulação, ou de conectar a política com a filosofia. A República é o centro em torno do qual os outros diálogos podem ser agrupados; aqui a filosofia alcança o ponto o mais elevado a que os pensadores antigos alcançaram sempre. Platão entre os gregos, como Bacon entre os modernos, foi o primeiro que concebeu um método de conhecimento, embora nenhum deles sempre distinguiu o contorno nu ou a forma da substância da verdade; E ambos tinham de contentar-se com uma abstração da ciência que ainda não estava concretizada. Ele foi o maior gênio metafísico que o mundo viu; e nele, mais do que em qualquer outro pensador antigo, os germes do conhecimento futuro estão contidos. As ciências da lógica e da psicologia, que têm fornecido tantos instrumentos de pensamento aos tempos posteriores, baseiam-se nas análises de Sócrates e Platão. Os princípios da definição, a lei da contradição, a falácia de argumentar num círculo, a distinção entre a essência e os acidentes de uma coisa ou de uma noção, entre meios e fins, entre causas e condições; também a divisão da mente em elementos racionais, concupiscentes e irascíveis, ou de prazeres e desejos em necessários e desnecessários - essas e outras grandes formas de pensamento são todas elas encontradas na República e provavelmente foram inventadas pela primeira vez Platão. A maior de todas as verdades lógicas, e aquela da qual os escritores sobre a filosofia são mais propensos a perder de vista, a diferença entre palavras e coisas, tem sido muito insistentemente insistida por ele, embora ele nem sempre tenha evitado a confusão deles em seus próprios escritos. Mas ele não liga a verdade em fórmulas lógicas, - a lógica ainda está velada na metafísica; E a ciência que ele imagina "contemplar toda verdade e toda existência" é muito diferente da doutrina do silogismo que Aristóteles afirma ter descoberto.

Tampouco devemos esquecer que a República é apenas a terceira parte de um projeto ainda maior que deveria ter incluído uma história ideal de Atenas, bem como uma filosofia política e física.

Impresso
R$ 105,42

Ebook (PDF)
R$ 36,59

Tema: Filosofia, Hermenêutica, Mensagens, Bem & Mal, Ética E Filosofia Moral, Metafísica Palavras-chave: filosofia, platÃo, repÚblica

Características

Número de páginas: 471
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.