Agbook

Sobre o vampirismo

de Drácula a Crepúsculo: a saga do vampiro na cultura ocidental

Por: Salma Ferraz, Dirlenvalder Loyolla, Patrícia Leonor Martins, Cátia Canêdo

Este volume, em linhas gerais, tenta responder a uma inquietante pergunta, a qual tem tomado grandes proporções no meio acadêmico atual: Por que os vampiros, há centenas de anos, fascinam tanto o imaginário popular sendo responsáveis por uma verdadeira avalanche de narrativas, filmes, séries, games e demais produtos midiáticos desde o início do século XX até o presente?

Talvez porque habite as regiões do Tártaro, o subconsciente de todos nós, seres humanos, talvez porque se situe nas bordas, nas beiras, no entrelugar, entre luz e trevas; ele não está nem aqui, nem lá; não está morto, mas também não está vivo; não está no céu, nem está no inferno; não é mais homem, mas também não é nenhum deus.

--

O vampiro nasce com um pé, ou melhor, com um canino na literatura gótica (gothic novel) e outro na literatura fantástica. O tema reúne contos, lendas, crenças, supertições de todas as épocas e de todas as culturas (Índia, Roma, Grécia, China, Malásia, Leste Europeu, África, Mesopotâmia), completamente interdependentes entre si. É só no fim do século XVIII, início do século XIX, que o ser sedento de sangue ganha o status literário.

--

Dentre os seres imaginários e os monstros da literatura, os vampiros figuram entre os mais populares. Do Drácula, de Bram Stoker, à Draculaura da animação Monster High, o mito se reinventa e sobrevive na cultura popular, imortalizando o vampiro literário e criando novas perspectivas de abordagem em relação ao mito.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 41,41

Tema: Crítica Literária, Educação, Literatura Estrangeira Palavras-chave: literatura, vampirismo

Características

Número de páginas: 331
Edição: 1(2017)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-9583-001-1
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.