Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A voz passiva na fala do ex-presidente Lula:

Esta página foi vista 990 vezes desde 14/06/2017

uma estratégia de sombreamento discursivo

Por: HYLEA VALE

A Gramática das Construções é uma teoria da linguagem que se preocupa com a natureza da competência linguística do falante, analisando a integração entre estruturas da língua e processos cognitivos, sendo, portanto, centrada no ser humano. Em sua versão da Gramática das Construções, Adele Goldberg (1995) postula que sentenças básicas são construções, na medida em que correspondem a pareamentos forma-significado que existem independentemente dos verbos instanciados. É nesse contexto que este livro se propõe a investigar a estrutura passiva da língua cuja relação forma-significado propõe enfraquecer os participantes de cenas enunciativas por meio de uma estratégia discursiva denominada sombreamento, nos moldes goldbergianos. Na cena política, encontra-se ambiente fértil para a investigação desse fenômeno, devido à premência dos enunciadores desses eventos comunicativos em não explicitar os participantes discursivos, sempre que isso os favorece politicamente. Em se tratando de universo político, é o presidente da República o mais exposto a interlocuções, portanto utilizaram-se as entrevitas do ex-presidente Lula, disponibilizadas no site oficial do governo www.info.planalto.gov.br, catalogadas em tipologias, de julho a dezembro de 2005, 2006 e 2010, respectivamente, período do “mensalão”, reeleição e eleição de Dilma Rousseff. A observação e análise dos dados recaíram sobre esses três períodos marcantes na trajetória política de Luiz Inácio Lula da Silva; períodos tensionados, em que busca manter o Partido dos Trabalhadores (PT) no comando do País apesar das denúncias de corrupção. Em decorrência disso, torna-se um período favorável a construções que levam ao escamoteamento dos agentes, conforme observado ao longo do desenvolvimento do texto, ratificando ser a construção passiva analítica uma estratégia de sombreamento dos agentes discursivos, empregada pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 44,74

Ebook (PDF)
R$ 21,36

Tema: Diversos, Educação Palavras-chave: construções, das, discurso, gramática, passiva, político, voz

Características

Número de páginas: 84
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
ISBN: 978-85-923005-0-0
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (1 comentários)
02/02, 17:44 h
jgcorrea
Quer parecer inteligente, sábio, culto, profundo, percuciente? Use sintagmas como Gramática das Construções, teoria da linguagem, natureza da competência linguística do falante, integração entre estruturas da língua e processos cognitivos, relação forma-significado, sombreamento segundo os moldes goldbergianos , escamoteamento dos agentes. É esse o contexto que este livro propõe.Ah! Sim! Ponha o termo “mensalão” entre aspas. Falsificar a semântica é o anti-heroismo da picaretagem intelequitual

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.