Agbook

Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira

(Estudos Interdisciplinares de Cinema, Literatura e Sociedade)

Por: Renata Soares Junqueira (org.)

Um olhar rápido para a obra de Manoel de Oliveira pode dar a impressão de que ele filmou, principalmente, o mundo dos abastados, a alta burguesia ou mesmo a nobreza; pessoas que não conhecem o embaraço da lenta erosão do seu patrimônio. Ainda assim, aqui e ali, alguns filmes vêm contradizer essa ideia : Douro, faina fluvial, seu primeiro filme, e O gebo e a sombra, o último; Aniki-Bóbó, durante muito tempo seu filme mais popular; e A Caixa, mais de quarenta anos depois, levam às telas os pobres e a pobreza do povo do Porto e de Lisboa. Do mesmo modo, alguns roteiros que não foram filmados por causa da censura : Os gigantes do Douro e Prostituição.

A pobreza, na realidade, corre em filigranas ao longo de uma obra (ela mesma muito tempo concebida como arte povera) em que se descobre, para além do olhar de um grande burguês, que um personagem como Ritinha, a empregada muda de Vale Abraão, é imbuída de um poder espiritual que falta a tantos outros personagens afortunados. Oliveira me dizia, aliás, que A caixa era seu filme mais religioso e me pedia para traduzir, nas legendas, taberna por “catedral”! A alma dos ricos, título de um romance de Agustina Bessa-Luís, interrogava-o e atormentava-o, particularmente. Não se pode dizer o mesmo, no entanto, sobre a alma dos pobres. Em Francisca, quando Camilo Castelo Branco e José Augusto veem os trabalhadores agrícolas, o jovem fidalgo segura o amigo pela manga do casaco e diz: “São apenas bêbados e nada mais”. Ao que seu amigo romancista lhe responde : “Das coisas visíveis, não se deve jamais dizer ‘nada mais’ ”.

Jacques Parsi

(Traduzido por Pedro Maciel Guimarães)

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 39,22

Tema: Artes, Artes Cênicas, Crítica Literária Palavras-chave: cinema, de, manoel, oliveira, portugal

Características

Número de páginas: 276
Edição: 1(2017)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-9583-004-2
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.