Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Novação Recuperacional

Esta página foi vista 473 vezes desde 06/10/2017

conceito, natureza jurídica e aplicação

Por: Lucas Tadeu Prado Rodrigues

A novação no âmbito do direito concursal brasileiro sempre foi motivo de polêmica. Isso porque, a legislação não reservou ao tema a clareza técnica necessária para distinguir a novação civil, preconizada pelo Código Civil, da novação que ocorre no âmbito da Lei n.º 11.101/2005 (que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária). Por isso, o objetivo da pesquisa retratada neste livro é o de estudar a problemática consistente nas diferenças existentes entre ambas as novações e, com isso, descobrir se se tratam de institutos jurídicos diversos, com o intuito de entender melhor suas implicações pragmáticas no processo concursal. Para tanto, busca-se interpretar os referidos efeitos da forma mais alinhada possível com os princípios constitucionais empresariais pátrios, dentre eles os da função social da empresa e o de sua preservação. Essa problemática é analisada à luz do paradigma do Estado Democrático de Direito, tendo como pano de fundo uma hermenêutica constitucional pluralista e democrática, e interpretando o direito infraconstitucional levando em consideração a teoria tridimensional do direito. São utilizados múltiplos métodos de análise, mas com a preponderância do método dialético de implicação-complementariedade. Os tipos de pesquisa, também múltiplos, são a qualitativa, aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. Ao final, conclui-se que há um novo instituto jurídico, tipicamente empresarial, o qual propõe-se denominar de novação recuperacional, delimitando sua natureza jurídica e seus efeitos, estes incidentes, em especial, na confecção do plano de recuperação judicial, com notáveis repercussões na esfera jurídica dos credores e seus garantidores. Foram propostas, ainda, novas problemáticas, que deverão ser objetos de novos e outros estudos. Trata-se de um livro indicado tanto para o estudo de Direito Concursal na graduação como na utilização em grau de pós-graduação ou, ainda, como bibliografia para profissionais da área de Direito Concursal.

Selos de reconhecimento

Impresso
De R$ 44.99 por:
R$ 41,51

Tema: Direito, Economia, Comércio, Corporativo, Falência Palavras-chave: concursal., de, direito, falimentar., judicial, novação., plano, recuperação

Características

Número de páginas: 142
Edição: 1(2017)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-5697-335-1
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.