Agbook

DOBRÃO

DE CINCO MOEDAS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

O Século XVIII foi o século do ouro, marcado pela riqueza econômica, o período de maior esplendor econômico e cultural foi o reinado de D. João V, de 1706 a 1750, um rei que não economizou divisas na ostentação de seu poder, como a construção da belíssima Biblioteca da Universidade de Coimbra e dos suntuosos Conventos e Palácio de Mafra, este último com as dimensões do Palácio de Versalhes.

Datam do reinado de D. João V os chamados Dobrões. Moeda de ouro de 20.000 reis, com valor legal de 24.000 reis, denominada Dobrão, cunhada na casa da moeda de Vila Rica em Minas Gerais de 1724 a 1727. Letra monetária MMMM. Com peso de 53,78 gramas de ouro, é a moeda de maior valor intrínseco que já circulou no mundo, tornado-se emblemática do ciclo do ouro nas Minas Gerais do Brasil.

Com apenas uma moeda se comprava 12 cabeças de gado, e já uma jovem escrava valia quatro dobrões. Essas moedas eram o reflexo da abundância aurífera e demonstram a opulência do reinado de D. João V na época.

Impresso
R$ 46,46

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Historiografia, História Econômica, América Latina, Não Ficção, Geografia E Historia, Economia Palavras-chave: brasil, histÓria, moedas, numismÁtica, ouro

Características

Número de páginas: 50
Edição: 1(2017)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.