Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Proust das minhas memórias

Por: Nelly Pereira Lima

Livro de pequenas histórias às quais não falta senso de humor nem capacidade de envolver o leitor, não só com a trama, mas com as peculiaridades de seus personagens, comuns e extraordinários ao mesmo tempo. Autora espontânea, prazerosa. À pergunta do título, respondo: à chacun sa madeleine! Mergulho-a no chá, saboreio-a para reviver aromas, sensações, sabores embebidos em literatura numa espécie de Conversation piece, de tertúlia informal. Conversa íntima, em aconchegante e atemporal ambiência. Breves fabulações, ou demi-réveils proustiens, não de um tempo ¨proustpostamente pedido¨, mas mini-madalenas imemoriais em contemporânea busca de vivência, conhecimento e reflexão. Esboços manuscritos da Recherche mostram que o bolo original não teria passado de uma simples fatia de pão na grelha: mas Proust percebeu que a catarse não nasce do prosaico; que o universo ficcional nasce de suaves lembranças recônditas; que a recorrência do passado e o fluir do ciclo vital presentificam narrativas não lineares, pois sempre emerge, no conteúdo de nosso pensamento, uma digressão formal.

Proust é tudo como filosófico, complicado, pesado. Nelly Lima, ao contrário, é leve, simples. Suas crônicas, acessíveis. Dois autores díspares se interligam sem influência direta, via recorrência de temas atemporais. O narrador da Recherche descreve o estranho efeito produzido pelo sabor de um bolo mergulhdo em chá: ¨Um delicioso prazer me invade os sentidos... numa só vez, as vicissitudes da vida se me tornam indiferentes, os seus desastres inócuos, e a sua brevidade ilusória¨. O gosto da madalena torna-se chave da memória bloqueada: uma infância esquecida, de quando Proust visitava a tia aos domingos e esta lhe servia madalenas. Ele expressa a reveladora suspresa da absorção destrancada. E pungente é como o desbloqueio da lembrança faz ansiar por cenas e certezas infantis. O bolo permite reviver a felicidade fugaz. Qual de nós não tem flashbacks – pessoais e a um tempo universais – deflagrados pelo fluxo da consciência? (José Guilherme Correa)

Impresso
R$ 35,73

Tema: Ficção, Literatura Nacional, Livros De Bolso Palavras-chave: contos, crônicas

Características

Número de páginas: 88
Edição: 3(2017)
Formato: Pocket 105x148
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.