Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Leitura e Escrita na Infância

Orientações sobre a Importância da Leitura e Escrita na Infância

Por: Professor Tiago dos Santos Esteves

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

A Crítica Literária Infantil

A Importância e a Influência da Literatura Infantil na Vida e Formação da Criança (Ensaio Literário do Professor Tiago dos Santos Esteves)

A Literatura exerce um estranho poder na vida das pessoas e isso começa bem cedo na vida delas. Desde a mais tenra infância a criança tem contato com as histórias infantis ou com as canções de ninar. Um assunto que não se vê muito debatido nas cátedras ou nas escolas é a importância e a influência desta contribuição altamente eficaz na formação intelectual da criança e na formação total do adulto. A Crítica Literária Infantil pode ainda não ter despertado para este importante assunto talvez, por não considerar tão importante ou tão relevante a vida comportamental da criança que lê e entende a leitura.

Ler é crescer, desenvolver e viver. Ler é experimentar o real e o imaginário. Ler é muito mais que abstrair. É compartilhar com o mais nobre dos seres a mais nobre das artes. Ler faz o povo acordar para soluções mais práticas e mais palpáveis, mais próximas a ele, mais fáceis de serem atingidas. Ler ajuda a pensar, refletir, ponderar. A boa leitura faz surgir a boa ideia. A boa ideia do momento é a boa leitura. Quem lê se descobre para a vida. Quem lê se descobre para o mundo. Quem lê se informa e adquire o poder da reação. Quem lê olha de cima; olha para frente; olha para o alvo previamente conquistado. Quem lê é vitorioso em tudo. Leia um bom livro e seja bom para seus irmãos; para todos.

“ Assim diz Rousseau, “deixemos a infância amadurecer na criança”, desconfiemos das noções baseadas em costumes consagrados pela tradição, pela formação e pela sociedade; submetamo-las a uma crítica contínua e exigente. Porque se a força é inimiga do direito, o hábito é inimigo da liberdade. Velemos pelo desenvolvimento da liberdade desde o nascimento. A educação começa com a vida.

O objetivo da educação é preparar para a vida e não formar pedantes ou “pensantes profundos” que compreendem tudo, exceto o mundo em que vivem. Este é o sentido da insistência de Rousseau em defender o direito da criança de experimentar por si mesma as coisas, de descobrir diretamente o mundo. Assim se desenvolve a liberdade e se impõem os limites ao espírito de dominação. Experimentando, a criança aprende a limitar seus desejos e suas forças”. (Educação Pré-Escolar, M L M Nicolau, pág. 46, Editora Ática, SP).

Vamos à Leitura!

Leia os livros abaixo junto com seus filhos e passe a pensar comigo sobre o assunto. Assim que você clicar em Literatura Infantil, você será convidado a participar de uma maratona de leitura e as principais sugestões são os livros abaixo:

A Borboleta Azul, A Bruxa e o Caldeirão, Amanda e os Nanorobôs, Chuva e Sol, Conto ou não Conto? Dom Quixote, Eu que vi, Eu que vi, História da Avozinha, Histórias que Acabam Aqui, Meiguice, No Reino das Letras Felizes, O Galo Tião e a Dinda Raposa, O Galo Tião e a Vaca Malhada, O Leão Praxedes, O Mistério do Anel de Pérolas, O Pacto Maldito e Outras Histórias de Morte, O Peixinho e o Gato, O Ramo Verde, O Ratinho Rói-Rói e Pai, Posso Dar um Soco Nele?

Antes de continuar a falar da Importância da Literatura Infantil, vamos falar sobre a Formação Total da Criança e a Relevância da Literatura Infantil nesse processo. A descoberta do pensamento através da imaginação e do raciocínio desperta muito interesse por parte da criança e dos responsáveis na sua boa formação. A Crítica Literária Infantil ajudará a desvendar esses mistérios e desnudar esses horizontes, no afã de contribuir positivamente na escolha, análise e utilização dessa importante ferramenta educacional.

Há uma fase especial para cada tipo de leitura infantil.

Os bebês gostam do Livro de Pano segundo os especialistas. As crianças da creche adoram estórias contadas pelas tias, mas gostam também de livros coloridos, grandes livros cheios de figuras de animais, livros que contam coisas bonitas com finais felizes. As crianças maiores gostam de livros cujas histórias encerrem com uma lição de vida, uma lição de moral (as fábulas, por exemplo). A fase de transição da criança para a pré-adolescência começa com o entender das tramas.

Você já examinou a literatura que os teus filhos estão lendo na escola? Já viu ou ouviu algum comentário sobre o assunto? Você se importa com o que o teu filho está lendo na escola? Já analisou o conteúdo dessa literatura que todos afirmam ser infantil nas páginas sociais e, que estão à disposição dos teus filhos, inclusive na escola? Você já calculou o resultado dos efeitos dessa literatura na vida dos teus filhos?

Se você quer refletir sobre o assunto ou se quer ouvir sobre esse assunto já é um grande passo. Agora, se você está preocupado com estas coisas é porque você realmente se preocupa com os teus filhos e com o bem-estar e a formação deles para toda a vida. Em várias fases da vida as crianças estão em contato com a leitura de textos informativos. A informação é útil para todas as idades; e a criança já entende isso. Por esta razão ela procura a informação onde os seus pais a buscam, colhem suas informações nas mesmas fontes que os seus pais as colhem; e, assim, sua literatura (quando deveria ser a infantil) é a mesma literatura digerida pelos seus pais, portanto, literatura do adulto. À princípio, não parece um problema ver o filho falando palavras bonitas e frases corretas; alguns adultos (dentro da ingenuidade e desinformação dos possíveis problemas oriundos dessa atividade) enchem seus filhos de elogios ou (pior) expõem esses (ditos) conhecimentos nobres de seus filhos a estranhos. Em pouco tempo, porém, começam a aparecer os tristes resultados dessa falha na escolha da literatura que seus filhos abeberaram. Estas crianças que eram dóceis, amáveis, calmas e simples, passam a se comportar da mesma forma que os adultos se comportam: ríspidas, encrudescidas, malcriadas, com palavreado imundo e com sonho de consumo completamente contaminado pela informação que receberam daquela literatura adulta e imprópria.

Os problemas não param por aí. Costumamos perguntar como tais e tais crianças tão cedo conheceram o mundo das drogas, o mundo do crime, o submundo. Foi, com certeza, na fonte que os adultos também conheceram, com uma diferença: os adultos (às vezes) sabem se esquivar dessas armadilhas; a criança ainda não está equipada de condições psicológicas, intelectuais e mentais; não estão amadurecidas para discernir o que fazer e o que não fazer diante das situações difíceis da vida. Os pais as culpam; os pais se culpam; mas é tarde.

A palavra crítica, para quem desconhece as ramificações dos seus significados, pode oferecer um mal-estar, um susto ou até mesmo um grande aborrecimento; mas, para quem está familiarizado com ela, como ferramenta de uso diário e normal, passa a ser a principal ajuda na análise dos conteúdos sobre qualquer assunto. O que nos interessa aqui é como a literatura infantil tem ajudado os nossos filhos na formação de opinião. Para que possamos falar com propriedade sobre o assunto, teremos que nos familiarizar com o assunto através da ajuda de profissionais que labutam nessa área, ou seja, na produção de literatura infantil nas diferentes regiões do Brasil.

Precisamos olhar com carinho esse assunto porque a literatura infantil possui um excelente poder transformador na vida de nossas crianças. Essa Literatura, na forma adequada, na dosagem adequada, faz a criança enxergar coisas que devem fazer e coisas que não devem fazer. Esse é o nível da criança; esse é o livro da criança; esse é o entendimento da criança. A criança está em formação total e a sua mente está absorvendo o conteúdo que será a base de sua estrutura mental. O que a criança lê e entende incorpora-se ao conjunto de fatores ou de realidades que envolvem a totalidade da vida do ser humano. Dependendo do que estas crianças estão recebendo e internalizando em sua mente, sua vida comportamental, seu caráter, sua personalidade e seu estilo de vida em geral serão formados. Dependendo da literatura que estas crianças estejam utilizando, elas serão feridas pela vida ou deformadas completamente. A Literatura adulta está destruindo o trabalho desgastante que os pais e os educadores estão fazendo. O pai educa. Esse é o papel dos pais. A escola ensina. Esse é o papel da escola. A literatura também faz sua parte: contribui para ambos positiva ou negativamente. Isso pode ocorrer tanto nas atividades produzidas no lar, como nas atividades produzidas na escola. O resultado (benéfico ou maléfico) será observado na criança em sociedade.

Impresso
R$ 41,93

Ebook (PDF)
R$ 21,36

Tema: Crítica Literária, Infantil, Literatura Infanto Juvenil Palavras-chave: -, educação, infantil, infância, literatura

Características

Número de páginas: 52
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.