Agbook

PIAUHY

HISTÓRIA DA PROVÍNCIA

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Esta província deriva seu nome de um dos rios que a irrigam, e foi criada no ano de 1718, sendo até esse período uma comarca de Maranham, mas não começou a ter governadores antes de 1758. É calculada para compreender quatrocentos quilômetros de norte a sul e cento e setenta de largura média. Sua forma é quase triangular, com mais de trezentos e quarenta milhas no lado sul, onde é confinada pela província de Pernambuco e cerca de sessenta no lado norte, onde é lavada pelo oceano. No leste é delimitada pela província de Siara, da qual é separada pela serra de Hibiapaba, a oeste pelo rio Parnahiba, que a divide de Maranham.

A província é quase geralmente baixa e plana, intercalada com pequenas colinas e extensas planícies, principalmente arenosas, em grande parte destituídas de árvores, e também em locais de arbustos. Tem vários rios todos tributários do importante rio Parnahiba. O inverno começa em outubro e dura até abril, acompanhado de trovões e chuva. O vento prevalece no início do norte, e depois passa para o sul. O clima é quente e as febres reinam em alguns distritos. Na parte norte, os dias e as noites são iguais durante todo o ano, e nos distritos do sul da província há apenas uma diferença de meia hora.

Este território era possuído por várias nações, geralmente não numerosas, cuja redução ou a repulsa não consumiu muito tempo ou despesa de vidas, diferindo a este respeito de muitas outras províncias de muito menos extensão e decorrentes das circunstâncias concorrenciais da grande deficiência de bosques e serras, que em quase todos os outros distritos serviu aos selvagens para refúgio. Aqueles que tiveram a maior dificuldade em subjugá-los, eram uma tribo que vivia na vizinhança do rio Poty, comandada por um indígena doméstico, que fugira de uma aldeia de Pernambuco e que os animou a uma resistência desesperada, até que pereceu em natação em Parnahiba. Mandu Ladino era o nome comum pelo qual este chefe era designado.

Impresso
R$ 38,66

Ebook (PDF)
R$ 20,45

Tema: Historiografia, Antigo, América Latina, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: brasil, colÔnia, do, histÓria, piauÍ

Características

Número de páginas: 20
Edição: 1(2018)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.