Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

RELÍQUIAS

Por: EDNO MACHADO

Impressões de um encantado

Uma deliciosa sopa de letras feita e aquecida em fogões de lenha, com toucinho defumado, coentro e todos os sabores e cheiros da cozinha apartada da casa com sua imensa varanda servindo de refeitório.

Não fossem as imposições gráficas, este livro deveria ser rabiscado e sem os rigores impositivos da gramática. Um enorme rascunho de próprio punho. Ainda mais, impresso num papel de pão com a capa de papelão coberto de chitão bordado por alguma vovó.

É um livro para se ler e revisitar. Seus textos, extraídos de verdades e outras nem tanto, despejados por entre páginas como se compensassem o verter de lágrimas contidas de um moleque de pés encardidos de terra, com seus joelhos raspados e nariz remelento.

Talvez alguém consiga obter uma gramática mais apurada para narrar tais ‘aventuras’, com menos vírgulas, quebras de idéias, vai-e-vens por entre ruas tortas, campinhos acarpetados de bosta de vaca e murundus, lógica de tempo e espaço jogados nos corixos. Talvez. Mas perderíamos a fonética em seus resvalos de música, seus escorregões e neologismos. Não poderíamos amarrar com a piola estes sentimentos incrustados pelo lápis apontado nos dentes se derramando por páginas ou, mais tarde, bem mais tarde, deixados marcar em telas de computadores. Imagino o Edno tentando coordenar suas idéias, conectá-las à gramática, dar-lhes sentido. Não há sentido. A vida que ele nos narra é um viver sem sentido, pois faz uso de todos os sentidos: Olfato, Olhar, Tato, Audição, Paladar e Molecagem. Todos os seis.

Eu fui brindado com sua amizade, aprendi a conhecer a forma bonita de compartilhar que ele traz desde a sua infância. Uma forma bonita que amadureceu, mas não perdeu seu viço.

Fui brindado em trabalhar este livro, letra a letra. Brindar este livro com meus erros. Comecei revisor, terminei aprendiz de uma nova gramática. Paulistano que sou vim a perder o verniz industrializado das letras para ser incensado com a fumaça daquele fogão à lenha de alguma rua torta do interior do Mato Grosso do Sul.

Agradeço ter-me instruído a ponto de ser convidado para trabalhar esta obra.

Agora, me despeço deste ineditismo e compartilho com vocês. Encantamento foi o que aprendi.

Jornalista Dirceu Martins de Oliveira

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 45,36

Tema: Diversos, Literatura Nacional, Não Ficção Palavras-chave: campo, crônicas, mato, natureza, pantanal, reliquias, roça, ìndio

Características

Número de páginas: 288
Edição: 1(2010)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-99127-06-3
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.