Agbook

JERUSALÉM

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Prisioneiros, dentro de nós mesmos, o mundo exterior, nossos semelhantes, só nos são sensíveis, e só nos importam, nas referências à nossa própria personalidade, pelas nossas sensações, juízos, volições.

O homem não é apenas a medida de tudo; cada um de nós refere a si e compassa o seu universo, convertido ao estalão, maior ou menor, do alcance de cada qual. Daí a diversidade, a variabilidade, do gosto, do critério, da ação, quot capita, tot sensus, da sabedoria popular.

Com tais fundamentos, certa teoria, ética e estética, deve ter razão. Não é a primeira vez, e espero não seja a última que a propago: aos homens desatentos já se aconselhou a única eficaz figura de retórica: a repetição. Antes desse, outro conselho, também sábio, dissera que o justo bem pode ser dito duas vezes.

A obra humana de arte, de ciência, de ação, é apenas o efêmero e relativo título individual que, dos contemporâneos e pósteros, reclama a atenção para o homem. Ele é quem deve fixar a curiosidade, o interesse, o entusiasmo ou o horror da humanidade, exemplar humano que comparamos a nós mesmos, que não somos artistas, sábios, heróis.

Passa uma obra de conversão da gentilidade, não passará mais S. Paulo, ou S. Francisco Xavier, ou Anchieta. O juízo do mundo e sua interpretação varia, mas Aristóteles, Bacon, Spencer ficarão. Que importam novos modos de sentir? Fidias, Rafael ou Beethoven terão gloria assegurada. Discordaremos de César, de Torquemada, de Bonaparte, eles terão nossa perpétua curiosidade.

Suas obras, a dos santos, dos poetas, dos sábios, dos políticos, ilustrarão suas vidas, reclamando para elas o culto ou a aversão dos semelhantes. A celebridade é o direito que se adquire a impressionar os outros homens, a custo de sensibilidade, de inteligência, de vontade. E às vezes se verificará que essa vida é mais interessante do que a mesma obra, que reclamou a atenção para a vida...

Impresso
R$ 40,72

Ebook (PDF)
R$ 20,45

Tema: Medieval, Israel, Antigo, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: cruzadas, histÓria, jerusalÉm

Características

Número de páginas: 59
Edição: 1(2018)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.