Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Outorga Onerosa em Goiânia

Esta página foi vista 653 vezes desde 20/05/2018

Um processo de verticalização

Por: ELAINE NEVES DA SILVA

O instrumento do Estatuto da Cidade denominado Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC), que comumente é também chamado de solo criado, tem por objetivo promover áreas de adensamento nas cidades a partir de um coeficiente construtivo básico. A OODC possibilita construir em áreas superiores à do terreno. Este instrumento tem transformado alguns bairros da cidade de Goiânia, principalmente os que se encontram nas áreas adensáveis em desaceleração e nas áreas adensáveis. Os bairros situados nessas áreas vêm desde o Plano Diretor de Goiânia – 2007 sofrendo evidentes processos de verticalização e, consequentemente, propiciando adensamentos e verticalizações na cidade.

Realizou-se um estudo explicativo buscando entender fatos e fatores que contribuíram para a alteração na paisagem urbana do Bairro Negrão de Lima, através da outorga onerosa, em especial nas análises dos mapas presentes no trabalho.

Através da coleta de aspectos de qualidade, foi traçada uma pesquisa descritiva do bairro, chegando assim à análise da existência da outorga onerosa no bairro. O uso da pesquisa qualitativa não inibiu a adoção concomitante de pesquisa quantitativa quando necessária, sendo esta utilizada na definição do recorte espacial do bairro estudado.

Os objetivos principais foram estudar a nova paisagem do bairro Negrão de Lima, compreender o processo de adensamento do bairro, evidenciar os efeitos da outorga onerosa e levantar o “novo” uso e ocupação do solo do Bairro.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 41,35

Ebook (epub)
R$ 28,50

Tema: Arquitetura, Engenharia E Tecnologia Palavras-chave: onerosa, outorga, planejamento, urbanismo, urbano

Características

Número de páginas: 94
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9781719238694
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.