Agbook

FILATELIA TEMÁTICA - TRENS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

A coleta temática, como o nome sugere, é toda coleta por tema ou assunto, em vez de por país ou área geográfica. Surpreendentemente, ela existe há pelo menos um século, embora tenha crescido apenas a partir da Segunda Guerra Mundial.

No início do século 20, alguns colecionadores de selos fizeram do desenho do selo o foco de sua atenção. Como os desenhos de selos gradualmente se tornaram mais variados do que apenas simples chefes de estado, a busca pelo desenho aumentou. Animais, plantas e pássaros forneceram o maior material para coletar.

Após a filatelia temática da Segunda Guerra Mundial, esta decolou na Europa e nos EUA especialmente quando se percebeu que a conclusão de um país ou área específica estava se tornando impossível e que outro material filatélico poderia ser adicionado à coleção para torná-la mais interessante, por exemplo a papelaria postal, mostradores manuais, marcas de medição, folhetos, etc. Na verdade, hoje em dia, a gama de material colecionável pode incluir também telegramas, perfins, cartões postais, envelopes ilustrados privados, indícios de postagem paga e muito mais.

É preciso dizer que, desde o início, a coleta temática pura não está vinculada a nenhuma regra. Colecionadores temáticos fazem o que lhes dá maior satisfação. O que você coleciona depende inteiramente de você. A escolha do tema é exclusivamente sua, assim como o material que você deseja coletar.

Se você só quer colecionar selos temáticos, então faça isso; ou caso prefira coletar todo o material, exceto cartões postais. Alternativamente, você pode coletar todo o material até ou após uma determinada data.

A maioria dos colecionadores temáticos lhe dirá que eles decidiram coletar o seu tema em particular, porque ele se liga à sua ocupação, estudos, hobby ou interesses sociais. Então, se você trabalha na indústria do petróleo, por que não coletar petróleo ou gasolina como tema? Se você é um químico, então colecione farmácias ou, se um oficial de justiça, então colete a lei ou a justiça. Se você for aposentado, poderá coletar sua ocupação anterior ou seu passatempo ou interesse social. Seu hobby pode ser selos com trens a vapor, esporte ou música. Haverá muito material sobre esses três últimos temas, mas seria também limitar-se a certos trens a vapor, a apenas um esporte em oposição ao esporte em geral e a um único compositor ou forma de música.

Os serviços postais são um tema muito interessante e se estendem ao longo dos séculos, por isso seria melhor coletar um aspecto do serviço postal, digamos, a cavalo ou durante a guerra.

Um colecionador temático particularmente conhecido que havia recebido um transplante de coração escolheu de maneira única um tema pessoal para si próprio - o coração.

Não é apenas uma questão de um bolso ser profundo o suficiente, mas a enorme quantidade de material disponível, a exemplo do futebol ou das Olimpíadas, significa que você deve limitar o período envolvido ou talvez apenas para uma Olimpíada ou mesmo para uma competição. Tenha cuidado também para que não haja muito pouco disponível no tema escolhido. Por exemplo, para uma pessoa famosa que lhe interessa muito, pode haver muito pouco disponível filatelicamente.

O grande bônus na coleta de um tema específico é que você não precisa se preocupar em obter itens que foram emitidos contemporaneamente como tema. Por exemplo, se você escolher David Livingstone (1813-1873) como seu tema, provavelmente não há material filatélico disponível a partir de sua vida a menos que você esteja preparado para pagar uma fortuna por cartas de ou para ele. No entanto, existe uma verdadeira mina de material barato disponível para o grande homem da última parte do século XX até hoje.

A variedade é o tempero da vida no que diz respeito à coleta temática. Coletar apenas selos em um tema é bom para alguns, mas para tornar a coleção muito mais interessante, todos os diferentes tipos de material filatélico de tantos países quanto possível devem ser coletados. Você não apenas vai gostar de caçar todo esse material, mas pode ser que apenas um item de papelaria postal ou um carimbo, em vez de um selo, capte o evento ou circunstância particular que você deseja ilustrar a respeito do seu tema.

Nosso objetivo, através do presente trabalho, é tão somente estimular a garotada ao colecionismo. Em particular, a Filatelia, por ser, na infância e na juventude, bem mais fascinante que a numismática.

Impresso
R$ 42,68

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Europa, Ásia, África, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: filatelia, selos, temÁticos, trens

Características

Número de páginas: 70
Edição: 1(2018)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.