Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

As metáforas da maré

um estudo das metáforas conceptuais na linguagem da pesca em Baiacu-Vera Cruz-Bahia

Por: Cristiane Fernandes Moreira

Tradicionalmente considerada como figura de retórica, a metáfora sempre teve seu aspecto associado ao problema lógico da função dos signos. Nesta obra, a metáfora passa a ser interpretada por um viés experiencialista, de natureza da linguagem motivada e da noção de cognição situada. Daí porque ser também um trabalho cuja perspectiva interdisciplinar inclui estudos nas áreas da linguística, semântica, antropologia, lexicologia, pragmática, filosofia, ciências cognitivas. É uma pesquisa baseada na teoria de Lakoff e Johnson (2002 [1980]) e nos estudos da Linguística e Semântica Cognitivas e da Terminologia. Retrata o modo pelo qual os conceitos podem ser embasados, estruturados, relacionados uns com os outros e definidos. Tem por objetivo geral realizar uma investigação sobre a linguagem figurativa, a natureza da metáfora conceptual, à luz da produção de dados empíricos provenientes de pescadores artesanais da comunidade de Baiacu/Vera Cruz/Bahia. Utiliza-se do método de análise de corpus e do Processamento de Identificação de Metáforas (PIM). O levantamento dos dados consiste de entrevistas que foram gravadas e transcritas, constituindo-se em fontes de pesquisa aplicadas juntas aos sujeitos da investigação. Os resultados revelam que a metáfora opera no nível de conceitos individuais e expressões metafóricas e que não se pode separar o individual do coletivo, nem o pensamento da ação, todos dependem da experiência corpórea e cultural de cada grupo humano para a representação de modelos de categorização da metáfora. Apontam ainda que as categorias apresentadas na análise, do ponto de vista conceptual, são as mais prototípicas, podendo-se concluir que estas categorias estão mais fortemente enraizadas no pensamento, na cultura e no léxico dos pescadores, comprovando a perspectiva de corporização da cognição e da interação dos fatores sociais e cognitivos.

Ebook (epub)
R$ 21,36

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Hermenêutica, Antropologia Palavras-chave: cognitiva., cognição., conceptual., cultura., linguística, metáfora, semântica

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.