Agbook

KHAN

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Era uma vez, a peste atingiu os mongóis. Os saudáveis fugiram, deixando os doentes, dizendo "Deixe o destino decidir se eles vivem ou morrem". Entre os doentes havia um jovem chamado Tarvaa. Seu espírito deixou seu corpo e chegou ao local da morte.

O governante daquele lugar disse a Tarvaa: “Por que você deixou seu corpo enquanto ainda está vivo?” “Não esperei que você me chamasse”, ele respondeu, “acabei de chegar.” Tocado por sua prontidão em obedecer. O Khan do Submundo disse: 'Sua hora ainda não chegou. Você deve retornar. Mas você pode tirar qualquer coisa daqui que quiser. ”Tarvaa olhou ao redor e viu todas as alegrias e talentos terrestres - riqueza, felicidade, riso, sorte, música, dança. "Dê-me a arte de contar histórias", disse ele, pois sabia que as histórias podem invocar todas as outras alegrias.

Então ele retornou ao seu corpo, apenas para descobrir que os corvos já tinham bicado seus olhos. Já que ele não podia desobedecer ao Khan do Submundo, ele reentrou em seu corpo e continuou vivo, cego, mas com o conhecimento de todos os contos. Pelo resto de sua vida, ele viajou pela Mongólia contando histórias e lendas e trazendo alegria e sabedoria às pessoas.

Qual o impacto que Gêngis teve em seu mundo e no nosso?

Gêngis foi impelido - pela pobreza e humilhação, pelo comando do Céu (como ele dizia) - a uma vida de conquista, tornando-se o fundador do mais extenso império terrestre do mundo, e também uma espécie de imortal, vivendo não apenas nos genes de seus descendentes, mas também em um mundo que foi mudado para sempre pelo impulso de seus guerreiros nômades.

Seu império uniu a Mongólia e a China, com consequências sociais e políticas surpreendentes que se agitaram ao longo dos séculos e começaram a ressoar hoje. Em toda parte os mongóis montaram, o presente é assombrado pela sombra de Gêngis.

No ano 1000, havia menos de 300 milhões de pessoas em todo o mundo (algumas estimativas afirmam apenas 50 milhões de pessoas), e a maioria delas nem sabia onde estavam em relação a outras nações e outros continentes. Nenhum povo eurasiano, exceto algumas dúzias de vikings, conhecia a América; e ninguém do hemisfério norte, exceto talvez alguns fenícios resistentes, havia viajado para a África subsaariana. Os polinésios, que haviam povoado o Pacífico, não sabiam nada da Austrália. Embora os asiáticos negociassem com os remanescentes orientais do Império Romano, eles não conheciam praticamente nada da Europa. No geral, toda cultura vivia confinada pelo clima, geografia e ignorância.

As conquistas de Genghis forjaram novos elos entre o leste e o oeste. Ele e seus sucessores construíram ou reconstruíram as bases da moderna China, Rússia, Irã, Afeganistão, Turquia, Síria, Tibete, os novos países da Ásia Central, Ucrânia, Hungria, Polônia. As conquistas realinharam as principais religiões do mundo, influenciaram a arte e estabeleceram novos padrões comerciais. Os efeitos permanecem como pedras fundamentais na história da Eurásia.

Colombo era muito mais uma expressão de sua idade do que Gêngis. Se ele não tivesse aberto o Novo Mundo, alguém teria feito, porque muitos outros além de Colombo estavam sendo levados a explorar. Eles e seus patrocinadores estavam empenhados em chegar à China. Porquê a China? Porque sua riqueza, transportada ao longo da chamada Rota da Seda, tinha sido lendária desde a época romana até a ascensão do Islã no século VII.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Ásia, Realeza, Europa, Geografia E Historia, Educação, Biografia Palavras-chave: biografia, história, ásia

Características

Número de páginas: 22
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.