Agbook

Biologia Molecular nas Análises Clínicas

Noções Básicas

Por: Andréia Moreira dos Santos Carmo

A Biologia Molecular tem suas origens nos estudos de Gregor Johann Mendel que, em 1865, apresentou à Sociedade de História Natural de Brno (República Tcheca), conceitos por ele formulados, os quais passaram rapidamente a ser chamados de "Leis da Hereditariedade". Mais tarde, os valiosos trabalhos da jovem Rosalind Elsie Franklin, baseados na técnica de Cristalografia que produziram imagens da difração de raios-X do DNA forneceram dados para que, acrescidos de novos estudos, em 1953, outros dois jovens, James Dewey Watson e Francis Harry Compton Crick, pudessem publicar a estrutura de dupla hélice do DNA. Por tal feito, Watson e Crick receberam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

A partir de então, a comunidade científica tem notado a importância e a necessidade de se entender melhor esta molécula tão complexa localizada no interior dos núcleos de nossas células, responsável por carregar as informações relacionadas à hereditariedade.

Com a criação das chamadas técnicas da Biologia Molecular tornou-se possível investigar as interações entre os sistemas celulares, a estrutura e função dos nucleotídeos e proteínas, além de se obter, identificar e caracterizar os genes. A Biologia Molecular abrange outras áreas da Biologia e da Química, em especial, a Genética e a Bioquímica.

Muitas descobertas já foram alcançadas, mas muito ainda será revelado, pois trata-se de campo de estudo em constante expansão. Desde o início da década de 1970 com o entendimento da propriedade de hibridização e outras características bioquímicas dos ácidos nucleicos houve um grande avanço no desenvolvimento de novas técnicas, abrindo campo para novos estudos. A Biologia Molecular é grande aliada da medicina, uma vez que inúmeras técnicas são aplicadas para o isolamento e caracterização de organismos

patogênicos (ou de seus genes), como vírus, fungos, parasitas e bactérias, possibilitando o diagnóstico rápido e preciso de uma ampla gama de patologias.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 41,76

Tema: Didáticos, Ciências Biológicas Palavras-chave: blotting, dna, northern, pcr, sequenciamento, southern, western

Características

Número de páginas: 45
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9788592082727
Coloração: Colorido
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.